Durante a pandemia, não faltam conteúdos e discussões sobre como reforçar a imunidade. Entre eles, o papel da vitamina D se tornou uma pauta recorrente. Apesar de não existir evidências de que a vitamina previne a infecção por coronavírus, já se conhece sua importância, ao lado de outros fatores, para manter o sistema imunológico mais forte. 

De acordo com a Nathalia Schnaak Prado, nutricionista formada pela UFF e pós-graduada em Nutrição Esportiva, a vitamina D é um hormônio que regula a absorção de cálcio e de fósforo no organismo, essenciais para a saúde dos ossos, por exemplo. “Além disso, a D está relacionada ao funcionamento dos sistemas cardiovascular, muscular, metabólico e imunológico”, explica a profissional de saúde. 

Alimentos ricos em vitamina D e sol todos os dias

Quando as taxas da vitamina D estão baixas, os riscos de desenvolver quadros de depressão, diabetes, entre outras comorbidades, aumentam, segundo a nutricionista. Por isso, a necessidade de acompanhar os índices através de exames periódicos (principalmente na terceira idade) e seguir hábitos saudáveis é fundamental.

Incluir na alimentação peixes de água salgada, carne, leite, ovos, castanhas, nozes, feijão, couve e espinafre faz parte dos cuidados, mas Prado alerta: só comer fontes de vitamina D não garantem sua produção. “É preciso se expor ao sol 10 minutos por dia sem protetor solar para que ela seja sintetizada”. 

Covid-19 e a vitamina D 

Ainda segundo a nutricionista, não existem estudos que comprovem a ação direta da vitamina D nem para evitar a infecção nem no tratamento da Covid-19. “Porém, pessoas com as taxas adequadas deste hormônio, juntamente com uma prática de vida saudável, alimentação equilibrada e atividade física regular, em sua maioria possuem um sistema imunológico mais forte para combater os sintomas causados pelo vírus”, esclarece. 

Por isso, é importante lembrar: manter o uso de máscara e o distanciamento, além de aderir à campanha de vacinação e seguir hábitos saudáveis como treinar e comer bem, é a única forma de se proteger de verdade contra o vírus. 

Veja algumas dicas de como voltar aos treinos pós Covid.