O Indoor Cycle é uma modalidade que utiliza bicicletas estacionárias para a realização de exercícios focados na melhoria e aprimoramento da saúde cardiovascular. Então, para entender um pouco mais sobre essa atividade e seus benefícios, confira o conteúdo completo abaixo. 

O que é o Indoor Cycle?

O Indoor Cycle surgiu há alguns anos atrás como uma variação do programa chamado Spinning. De acordo com o Master Trainer da Bodytech Company, Luiz Claudio Fortunato,  “hoje, com muito mais embasamento técnico e científico, o Indoor Cycle é uma modalidade que envolve prioritariamente uma atividade cardiovascular, sendo executada por Bikes Estacionárias”.

Os treinos dessa modalidade são planejados e pensados em obedecerem, de forma  rigorosa, os critérios de segurança na execução do equipamento e posicionamento dos participantes. “A atmosfera se completa com as trilhas sonoras peculiares e mudam com a variação da proposta de intensidade. Hoje temos no Indoor Cycle uma atividade madura e que sempre entrega aos participantes uma experiência sensacional”, afirma o Master Trainer da Bodytech Company.

Além disso, o Indoor Cycle trabalha, de forma enfática, todos os músculos dos membros inferiores: “Alguns como motor primário do movimento (Fase de Propulsão da pedalada) e outros apenas como auxiliares (Fase de Recuperação da pedalada). Os músculos do Core e membros superiores são utilizados apenas para estabilizar o tronco, com o intuito de criar uma harmonia entre as alavancas necessárias, para tornar cada pedalada eficiente”, comenta o profissional.

Benefícios da prática de Indoor Cycle

Para garantir os benefícios dessa atividade, é necessário que ela seja conduzida por um profissional de Educação Física. Assegurando isso, o praticante irá ganhar:

  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Redução dos níveis de colesterol sanguíneo;
  • Fortalecimento muscular generalizado;
  • Aumento da imunidade;
  • Entre outros;

E essa modalidade não possui restrições. Entretanto, pessoas com quadro álgico nas articulações, o recomendado é, segundo Luiz Claudio Fortunato, “um tempo de reforço muscular no próprio setor de atividades coletivas ou na musculação, com o objetivo de identificar a origem desse quadro e, posteriormente, a possível correção. No mais, é arregaçar as mangas e partir para uma aula”.