Não vamos declarar guerra a tapioca ou ao pão. Nenhum alimento sozinho tem o poder de engordar ou emagrecer isoladamente. Ambos podem fazer parte de um plano alimentar para emagrecimento, sendo calculado de acordo com as necessidades de macronutrientes de cada pessoa, aliados ao objetivo do paciente. 

O grande foco é pensar na combinação dos alimentos para ter uma alimentação balanceada. Dois alimentos que despertam muitas curiosidades e dúvidas no plano alimentar são: o pão e a tapioca. De acordo com Nathalia Schnaak Prado, nutricionista formada pela UFF e pós-graduada em Nutrição Esportiva, a tapioca não pode ser considerada mais saudável que o pão, pois possui menos nutrientes e fibras. 

Outra curiosidade é que a tapioca não contém glúten então para pessoas que possuem doença celíaca (intolerância ao glúten) é super indicada. “Ela ficou em alta há um tempo atrás, pois pessoas que excluíam o grupo de carboidratos que continha farinha de trigo (massas), substituíram pela tapioca e acabaram emagrecendo. Porém, essa perda de peso se deu à exclusão de vários alimentos fontes de carboidratos simples e não ao consumo exclusivo de tapioca” revela a nutricionista.

 O que é mito e o que é verdade?

 1 – A tapioca é carboidrato. VERDADE

 A tapioca é uma fonte de carboidrato simples.

2 – Tapioca tem menos calorias que o pão. MITO

 Nathália explica que a tapioca tem mais calorias que o pão em 100g de cada (cerca de 20g de carboidrato a mais). Totalizando mais de 100 calorias. 

3 – Tapioca fornece energia rapidamente. VERDADE

Por ser um alimento de alto índice glicêmico, é absorvida rapidamente pelo nosso corpo, gerando energia imediata.

4 – A tapioca é nutritiva. MITO 

Segundo a médica, a tapioca é um alimento fonte de carboidratos, porém pobre em nutrientes. Possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio. Diante disso, é necessário ficar atento ao recheio para que se torne uma refeição mais nutritiva. 

5 – O índice glicêmico da tapioca é maior que o do pão. VERDADE.

O índice glicêmico é a medida do impacto que o alimento causa na glicemia do indivíduo e, consequentemente, na secreção de insulina. A tapioca tem um maior índice glicêmico que o pão, ou seja, tem uma digestão e absorção mais rápida do que o pão. 

6 – O pão francês é o grande “vilão”. MITO

O pão francês não é o grande vilão, explica a especialista. Ele possui mais fibras e nutrientes do que a tapioca. Ambos podem fazer parte de um plano nutricional, quando calculado corretamente para cada paciente. Vale ressaltar que ele é feito de farinha branca, alimento que deve-se evitar comer, pois o alto consumo está relacionado à inflamação do organismo, risco de resistência à insulina, diabetes, disbiose, entre outros. O ideal é dar preferência sempre aos alimentos integrais, pois possuem mais fibras e um índice glicêmico mais baixo. É importante que a alimentação seja sempre variada, contendo todos os grupos alimentares.