Com a chegada do verão, aumentam os passeios para locais com praias ou piscinas. Para muita gente, é difícil equilibrar uma alimentação saudável com as opções disponíveis em quiosques, lanchonetes ou restaurantes presentes nesses locais. As tentações incluem alimentos fritos, como batatas, iscas de peixe, sem falar das bebidas que acompanham os petiscos, como cervejas e caipirinhas. Mas saiba que é possível sim ter uma alimentação saudável mesmo estando na praia ou piscina. Veja as dicas da nutricionista Simone Dias, da Vitat.
Trocas saudáveis
São vários os benefícios para a saúde ao substituir os chamados fast-food por uma alimentação caseira e natural.
“Praias e piscinas são locais cheios de ciladas. Isso porque a maioria das opções de alimentos são calóricos, sem contar o risco de intoxicação alimentar. Não sabemos qual a procedência desses alimentos e como foram preparados. Por isso, lanches mais naturais como frutas e petisco saudáveis, são de longe as opções mais fáceis e versáteis e saudáveis para a ocasião. Vale ressaltar também que, ao levar seu lanche de casa, você garante a segurança do alimento, economia e não coloca em risco a sua saúde”, recomenda a nutricionista.
Dicas de lanches saudáveis para comer na praia ou piscina
A lista de lanches saudáveis para levar para a praia ou piscina é imensa. Nela, estão as frutas, saladas cruas, milho verde, frutas desidratadas, água de coco, suco de fruta, ovos cozidos no espetinho com tomatinho, snacks saudáveis como grão de bico, mix de castanhas e muito mais. “São opções saudáveis e refrescantes que fornecem energia, hidratação e reposição de sais minerais que são perdidos através do suor e calor excessivo da praia”, diz Simone Dutra.
Veja opções:
- Sanduíche natural. Sugestões de combinações:
- Pão sírio integral + homus + tomate cereja
- Pão de milho + creme de ricota
- Pão de forma integral +tahine (pasta de gergelim) + cenoura ralada
- Pipoca: é um snack delicioso, fácil e nutritivo. É o lanche favorito das crianças e adultos.
- Milho cozido: Peça o milho sem adição de sal e manteiga, ou faça em casa e leve para a praia ou piscina – evitando assim o risco de contaminação. Para dar um sabor a mais, utilize sal e ervas desidratadas para temperar e deixá-lo ainda mais saboroso.
Dicas de snacks saudáveis
Opte por comida de verdade,Isso porque alimentos cheios de nutrientes e vitaminas são muito mais frescos e saborosos. Além disso, vão trazer mais saciedade e contribuir para a manutenção da saúde como um todo. Veja alguns exemplos:
- Conservas (picles, ovos de codorna e azeitonas, por exemplo);
- Carnes frias tipo carne louca e ceviche;
- Frios como bolinha de muçarela de búfala, palitinhos de queijo, peito de peru, peito de frango, lombo canadense;
- Palitinhos de pepino, cenoura, pimentão amarelo e pimentão vermelho;
- Talos de salsão e alho-poró;
- Provolone desidratado;
- Tomate-cereja.
Todos eles podem ser temperados com azeite, sal e pimenta a gosto. Mas também dá para incrementar com molhos de iogurte! Para beber, uma dica é a água saborizada (com ervas, hortelã e gengibre) e chás gelados, que são refrescantes e zero calorias.
Fonte: Simone Dias, nutricionista da Vitat.