Entrar em qualquer grande loja de artigos esportivos é como estar em uma fábrica de brinquedos para aqueles que amam atividade física ou estão empolgados com a ideia de começar. É tanta opção que a gente fica até perdido. Se você gosta de investir em looks de treino e até usa isso como incentivo, reunimos algumas dicas de professores Bodytech para que faça escolhas mais confortáveis e que vão potencializar seu rendimento.
1- Corrida
Segundo Marcelo Tavares, professor da Bodytech Barra Praia e especialista em corrida, o uso de camisetas, leggings, short básico com suporte ou bermudas de compressão é fundamental para a prática do esporte. Em especial, as bermudas de compressão são extremamente confortáveis e muito importantes, pois aumentam a circulação de sangue, levando mais oxigênio para os músculos e aumentando a energia durante os treinos. Além disso, vestir esse tipo de bermuda evita as indesejáveis assaduras nas coxas.
Em relação às camisetas, é sempre bom optar por tecidos mais leves, capazes de resfriar o corpo, melhorar a ventilação e absorver o suor sem pesar. Outra dica importante é a meia de compressão no pós-treino, que ajuda na recuperação. Nos treinos ao ar livre, bonés ou viseiras para se proteger do sol também são bem-vindos. Para as mulheres que sentem a necessidade de mais sustentação na região dos seios, os tops no estilo nadador ou com as alças cruzadas nas costas fazem total diferença.
2- CrossFit
“Se você não estiver com uma roupa confortável, não vai conseguir realizar os movimentos da forma correta, com a amplitude necessária”, alerta Vivian Zago, professora da Bodytech Eldorado. Para a prática de CrossFit, é recomendado usar shorts, calças elásticas, tops e blusas de tecido leve. Em alguns exercícios mais específicos, é indicado usar meias, parecidas com as de futebol, para evitar queimar a pele na subida de corda ou até mesmo nos exercícios de LPO (Levantamento de peso Olímpico), pois a barra desliza na canela e pode incomodar.
A professora ainda ressalta que existem alguns acessórios muito importantes para esta atividade, como o grip, que protege as mãos nos exercícios em suspensão, e a munhequeira, para estabilizar o punho nos exercícios de LPO. Outro item seria a joelheira que ajuda na estabilização da articulação dos joelhos durante exercícios de agachamentos ou pliometria.
“Não é recomendado usar relógios, pulseiras ou outros acessórios que possam limitar a mobilidade dos punhos. Anéis e correntes também não são recomendados, pois podem amassar ou machucar na barra em suspensão”, explica.
3- Natação
“Para a prática da natação o ideal é usar trajes confortáveis que deem liberdade de movimento. Para os homens uma sunga de qualquer modelo e para as mulheres um maiô, o importante é os usuários se sentirem bem”, explica o professor Thiago Ferreira da BT Eldorado. Ele ainda pontua que na natação, algumas pessoas usam bermudas tipo tactel, o que é ruim, pois retêm muita água, o que dificulta o deslocamento. Além disso, elas não deixam o movimento das pernas livres para a realização dos movimentos dos nados, fazendo com que a pessoa diminua seu rendimento. Essa premissa da vestimenta é tão verdade que os atletas de alto rendimento usam roupas específicas com tecido “hidrofóbico” e de compressão para melhorar o desempenho. É comum ver isso também em outros esportes como tênis, corrida e ciclismo.
4- Yoga e pilates
Para se mover livremente e não atrapalhar a execução das posturas, roupas leves e confortáveis são bem-vindas. Conversando com a professora Henriette Honorato da unidade Bodytech Vogue, ela diz que a roupa ideal para realizar atividades que geram uma transpiração maior são peças leves e com tecido que ajudam no resfriamento corporal. No caso do Pilates, meias antiderrapantes são importantes para a segurança. Já no yoga, manter os pés descalços é a melhor opção durante a prática, além de proporcionar mais equilíbrio e conexão direta com a terra.
5- Muai Thay e boxe
De acordo com o professor Alexsandre Ribeiro, da Bodytech Vogue, para atividades de luta como boxe e Muay Thai, a melhor opção é ter camisetas estilo regata e bermudas com cortes laterais amplos para garantir liberdade no movimento. Ele explica que no Muay Thai as bermudas são mais curtas que no boxe porque o chute é um dos movimentos centrais do esporte.
O que não usar
Roupas apertadas que dificultam a circulação, de tecido grosso que limite a mobilidade dos movimentos ou muito largas que possam encobrir o rosto durante as posturas invertidas são as que devemos evitar nos treinos. Nessa lista, também entram roupas muito quentes que eliminam água e sais minerais e podem levar à desidratação e até provocar desmaios. Com tantas funcionalidades, é impossível dizer que a vestimenta não é algo importante. Afinal, ter um guarda-roupa apropriado para os exercícios ajuda a evitar lesões e colabora até mesmo para a manutenção da rotina de treinos, pois você escolhe o que vestir rapidamente e não dá chance para a preguiça bater. Bom treino!