O verão começou no dia 21 de dezembro e vai até dia 20 de março. Durante esse período, o calor e as altas temperaturas são predominantes, fazendo com que a procura por comidas e bebidas refrescantes seja alta. Mas será que todos os tipos de alimentos e bebidas são adequados durante essa estação? 

Alimentação e hidratação no verão

De acordo com a nutricionista Gisele Haiek, a alimentação no verão colorida e natural é ideal “porque oferece os nutrientes que o corpo necessita para ter energia, se manter hidratado e bem nutrido”. Então, é importante investir em frutas, legumes, verduras, proteínas, sementes e oleaginosas. As preparações deverão ser leves, como as saladas de folhas e legumes, a salada de leguminosas, torta de legumes, proteínas cozidas ou grelhadas e frutas como sobremesas. 

Já para as bebidas, a especialista reforça a importância da água nessa estação e explica que “a água é essencial para hidratar e, no verão, o ideal é apostar em 50 mL por kg de peso corporal”. E ainda dá dicas de como pode ser diversificada: “beba com ou sem gás, combine com pedaços de frutas, ervas e especiarias, para compor drinks sem álcool, super refrescantes”.

Em relação a água de coco e suco de frutas, Gisele Haiek alerta sobre o consumo que deve ser moderado: “estamos falando do açúcar das frutas concentrado, portanto, não que haja uma indicação para o consumo, mas sim uma orientação para não exagerar e preferir sucos sem coar, para manter o máximo possível das fibras, retardando a chegada do açúcar no sangue”.

Quais são os alimentos recomendados para evitar no verão? 

Não apenas no verão, mas para ter uma alimentação saudável, é recomendável evitar produtos ricos em gordura hidrogenada e aditivos químicos, como biscoitos, bolachas, pratos congelados prontos, alimentos coloridos artificialmente, além dos alimentos de difícil digestão como: frituras, molhos prontos e embutidos. 

E todas essas orientações são importantes porque a nossa digestão tende a ficar um pouco mais lenta, por conta do aumento da temperatura climática e das adaptações metabólicas do corpo. “O mais indicado é focar em refeições mais leves e naturais”, informa a nutricionista.

Alimentos recomendados para o pós e pré-treino no verão

De acordo com Haiek, os alimentos ideais para o pré-treino no verão são:

  • Suco de beterraba: a beterraba contém óxido nítrico que ajuda a oxigenar os tecidos, melhorando a circulação sanguínea. Modo de preparo: bater a beterraba com água de coco, um pedacinho de gengibre e folhinhas de hortelã.
  • Saladinha de frutas: as frutas são fontes naturais de carboidratos e podem ajudar na hidratação. Modo de preparo: combine frutas com maior quantidade de água, como melão e melancia com frutas ricas em carboidratos, como a banana, goiaba e mamão.

Já para o pós-treino são boas opções:

  • Crepioca com recheio de queijo curado, tomate e orégano;
  • Vitamina de frutas batidas com colágeno, whey protein ou proteína vegana;
  • Biscoitos de arroz com homus de grão de bico/homus de feijão branco; 
  • Panqueca de banana com geleia de frutas vermelhas;

Receitas de sobremesas refrescantes saudáveis

Para quem quer variar nas opções de sobremesas saudáveis e refrescantes, a profissional de saúde disponibiliza algumas receitas: 

  • Sorvete natural: 1 banana madura congelada, mais 1 punhado de frutas vermelhas, mais 2 colheres de sopa de leite. Bata tudo no processador e polvilhar com 1 colher de sobremesa de coco seco por cima. 
  • Smoothie de café: 1 dose de café, mais meio abacate congelado, mais meio copo de leite, mais tâmara. Bater tudo no liquidificador.
  • Sacolé funcional: suco de fruta batido com especiarias de gengibre, canela, cardamomo, mais pedaços de frutas. Coloque tudo dentro de saquinhos plásticos e leve ao congelador.
  • Mousse de chocolate funcional: 1 abacate grande, mais 2 bananas pequenas bem maduras, mais 150g de chocolate 70% derretido, mais coco ralado a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o coco, porcionar em tacinhas e polvilhe o coco. Levar a geladeira 1h antes de servir, ou 30 minutos no freezer.