Muitas pessoas pensam que um treino só é efetivo quando envolve muito suor. Será que isso é verdade? O suor é uma reação natural do nosso corpo e sua principal função é equilibrar a temperatura corporal. Durante a prática de qualquer atividade física, costumamos suar em excesso, o que faz algumas pessoas acreditarem que isso seja sinal de queima de calorias. Para entender melhor se essa relação existe ou não e descobrir porque algumas pessoas parecem transpirar mais que outras, o Blog da BT conversou com o Roberto Ranzini, médico do esporte, formado em medicina pela USP.

Mas será que isso é verdade?

Segundo Roberto Ranzini, suar muito não significa que estamos perdendo muitas calorias.  Na verdade, o suor é um mecanismo para controle da temperatura corpórea através da evaporação do líquido na superfície da pele. Então não existe uma correlação direta entre gasto calórico e suor. Quando a temperatura do ambiente está mais elevada, por exemplo, excretamos fluidos, sais minerais e água que, ao evaporarem, também reduzem o calor e, consequentemente, diminuem a temperatura do corpo. Por isso, o que de fato existe é uma perda de peso pela sudorese, mas a perda de água e sais minerais deve ser reposta através da ingestão.

Uma dúvida frequente sobre o suor é: por que algumas pessoas transpiram mais do que as outras? Bom, isso vai depender de alguns fatores. Além de ter relação com a produção de hormônios, algumas pessoas suam mais que outras devido a diferenças na quantidade, no tamanho e no nível de atividade das glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. Sexo e IMC (índice de massa corporal) também influenciam. “Durante a atividade física, os homens tendem a suar mais que as mulheres porque, proporcionalmente, possuem maior massa muscular que produz calor pela contração e exercício físico”, explica Ranzini.

Quanto mais suor, mais calorias perdidas?

Esse fato não é totalmente verdadeiro. A gordura corporal é perdida pela queima de calorias, e não pela transpiração. O aumento da transpiração apenas indica que a temperatura do nosso corpo está sendo elevada. Por isso, atividades físicas de maior intensidade podem causar mais transpiração do que as com menos intensidade. Exercícios mais intensos, como Crossfit, por exemplo, produzem mais calor pela contração muscular e estimulam a sudorese para controle da temperatura. O que se perde com a sudorese é água e sais minerais, principalmente sódio e potássio, que necessitam ser repostos. O importante é entender que não se deve achar que suar demais significa que você perde muitas calorias. Ou que não suar muito significa que não gastamos calorias. Portanto, não use o suor para medir quantas calorias você está queimando. Suar pode ser um bom sinal de que você está perdendo muita caloria, mas nem sempre é o caso.