Fim do treino, suor escorrendo da testa e roupa e cabelos encharcados. Quem ama a sensação do pós-treino conhece bem essa cena. Que a atividade física só tem benefícios, todo mundo sabe, mas para algumas pessoas, a transpiração pode deixar os cabelos mais ressecados e gerar pequenos desconfortos na pele, como acne, coceira e desidratação. Se você é do time que adora praticar atividades físicas, seja na academia ou ao ar livre, veja algumas dicas da dermatologista Carolina Milanez sobre quais cuidados devemos ter para proteger o cabelo e a pele do suor antes, durante e após o treino. 

Pele sempre protegida

Pensando na proteção da pele, a médica recomenda tecidos que permitam a transpiração para que o suor não fique retido e em contato com a pele por muito tempo, pois o ambiente quente e úmido facilita o desenvolvimento de infecções, além, claro, de ser desconfortável ficar com a sensação de umidade. 

De acordo com a dermatologista, um conselho importante é usar protetores solares que não escorram com o suor durante a atividade física. Só quem já ficou com os olhos ardendo por causa de produtos para a pele sabe o desespero que é! Após o treino, tome banho com água morna ou fria, para equilibrar a temperatura corporal e diminuir a sensação de coceira que algumas pessoas ficam no pós-exercícios. Para isso, evite ao máximo banhos quentes. Aposte em um sabonete suave para lavar o corpo e o rosto e não use buchas para não machucar a pele.

Ter um bom hidratante disponível é essencial para repor as perdas de água que a pele enfrentou ao longo do dia e, assim, manter a função de barreira que ela exerce. E a última dica fundamental é: tomar muita água para evitar a desidratação. 

Como cuidar dos cabelos 

Usar um xampu suave para uso diário, que não agrida os fios e o couro cabeludo, e investir em uma máscara hidratante para usar no banho são cuidados básicos. Isso porque além do cloro, do sol e da água do mar, o sal que nós temos no suor resseca demais os cabelos. Outra dica é investir em um bom protetor solar para os fios, principalmente para usar durante os treinos. Além de proteger dos raios UV e do envelhecimento precoce, o protetor capilar forma uma barreira que ameniza as agressões causadas pelo suor.