Mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração que tem como objetivo alcançar a plenitude mental e emocional. Os benefícios da prática milenar para a saúde e bem-estar são vários, incluindo dormir melhor.
De acordo com Amanda Preto, professora de yoga e meditação, a prática possui um efeito calmante sobre o nosso estado emocional e físico. Não à toa, ela pode ajudar pessoas com insônia e outros distúrbios que atrapalham o sono.
“Do ponto de vista fisiológico, muitos estudos apontam que a meditação reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Então, quando estamos relaxados, é mais fácil descansar e dormir. Ao meditar com frequência, é possível experimentar melhoria no ciclo do sono, que possui diversos estágios. O REM, por exemplo, é muito importante para a memória e para os aprendizados. É nessa fase que o corpo também entra no “modo faxina” e equilibra todas as funções do organismo”, completa.
Um dos estudos que reforçam os benefícios da prática para dormir melhor, por exemplo, revelou que adultos com problemas crônicos de sono que praticavam meditação, exibiam menos sintomas de insônia, depressão, ansiedade, estresse e fadiga.
Como meditar antes de dormir
Ficou com vontade de colocar as horas de sono em dia por meio da meditação, mas não sabe como começar? Inicialmente, a especialista destaca que a prática possui diversos tipos de técnicas, e a experiência com elas é muito pessoal. Por isso, ela recomenda, para os iniciantes, a contagem da respiração ou a visualização.
Funciona assim: “Na primeira, você conta mentalmente o tempo de cada inspiração e expiração. Por exemplo, você pode inspirar em 5 segundos e também expirar em 5. A intenção é ficar atento ao processo da respiração de forma confortável e consciente até cair no sono. Na visualização, você imagina um lugar de paz e tranquilidade. Então é possível mentalizar uma floresta em todos os detalhes: você caminhando no solo macio e úmido, sentindo o cheiro da mata, ouvindo o som dos animais. Aqui, as possibilidades são infinitas, e fazer a mente mergulhar nesses detalhes ajuda a relaxar e dormir”, explica.
Dicas para organizar o ambiente antes da meditação para o sono
O ambiente é 100% responsável pela qualidade do sono. Existe um conceito chamado higiene do sono, que integra um conjunto de práticas para se fazer antes de dormir. Algumas delas são:
- Desligar as telas (principalmente a televisão) 2h antes de dormir.
- No final do dia, perto da hora de se deitar, deixar o ambiente com pouca luz.
- Fazer atividades relaxantes, como ler um livro, alongamentos e exercícios leves para não estimular o estado de alerta.
- Evitar contato com notícias e conteúdos violentos à noite para não influenciar nos seus sonhos.
- O quarto deve estar sempre limpo, com roupas e acessórios de cama limpos e confortáveis para favorecer o sono.
- O silêncio é fundamental: desligue aparelhos eletrônicos e sonoros para facilitar o sono.
- Não consuma bebidas energéticas à noite: chá verde, café, mate e outros devem ser bebidos ao longo do dia para não atrapalhar o sono.
Outros benefícios da meditação
Além de melhorar a qualidade do sono, a meditação traz diversos outros benefícios. É, por exemplo, uma ferramenta excelente para o controle do estresse e da ansiedade.
“Por possuir técnicas que nos norteiam para o momento presente, a meditação nos ajuda a avaliar nossos sentimentos e pensamentos, porque nos coloca na posição de observadores. Isso porque ela atua na neuroplasticidade do cérebro, que basicamente é a capacidade do órgão de “reorganizar” as sinapses para aprender algo novo e/ou mudar um comportamento”, explica Amanda.
Dessa forma, a especialista destaca que a prática também:
- Ajuda no controle da frequência cardíaca em um momento de agitação;
- Melhora a concentração;
- Potencializa a qualidade do sono;
- Ajuda a ter mais clareza na tomada de decisões;
- Auxilia no tratamento de transtornos como a depressão, TDAH, ansiedade, entre outros.