*Por Carolina Marques, nutricionista consultora Bodytech Tijuca, Rio Sul e Leblon 3 (Rio de Janeiro)
Você anda com dificuldade pra levantar de manhã e só acorda depois daquele cafezinho? Só se sente mais bem disposto após as 18h? Tem desejos por doces com frequência? Você sabe o que pode estar causando tanta fadiga?
O estresse crônico, comum no trabalho ou vida pessoal da maioria das pessoas, pode levar as glândulas adrenais ao sofrimento. Essas glândulas, localizadas acima dos rins (também conhecidas como suprarrenais), desempenham várias funções no nosso organismo, e o comprometimento da sua função não só diminui os níveis de energia como também aumenta o acúmulo de gordura abdominal e a perda de massa magra, prejudicando a capacidade de concentração. No que se refere à questão nutricional, alguns suplementos e alimentos são bem interessantes. Veja abaixo:
* Evite alimentos hipercalóricos como bolos, biscoitos, massas, chocolate e industrializados em geral.
* Tenha cuidado com os carboidratos “ruins” (pães, massas, arroz comum, açúcares), pois são alimentos que geram apenas uma energia momentânea em função da hipoglicemia de rebote, e o cansaço passa a ser ainda maior. Além disso, ambos aumentam a liberação de insulina, hormônio que aumenta o ganho de gordura e apetite.
* Evite cafeína ou pelo menos diminua o consumo de café. Considere substituí-lo por chá verde, que é rico L-theanina, aminoácido que aumenta a produção de serotonina, promovendo relaxamento.
* Capriche nos alimentos anti-inflamatórios: gengibre, suco verde, chia, linhaça, frutas vermelhas, cúrcuma, óleo de abacate, óleo de linhaça, salmão, atum, sardinha…
* Procure um nutricionista funcional que possa solicitar os exames necessários para tratar os sintomas a partir da alimentação e fitoterápicos (ex: Ginseng, Rodhiola, Ashwagandha, entre outros).