*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

“Você já correu a maratona de São Silvestre? Quantos quilômetros tinha a maratona que você correu?” Quem corre já deve ter ouvido alguma dessas perguntas.

É normal que pessoas não afeitas ao tema se confundam e, convenhamos, a própria imprensa não ajuda muito. É comum lermos ou ouvirmos notícias chamando a São Silvestre ou outras provas menores de “maratona”. Para esclarecer de vez: a maratona, por definição, é uma prova de 42,2km (42.195 metros, para ser mais preciso).

Existem corridas de rua de várias distâncias, sendo as mais comuns 5km, 10km, meia-maratona (21,1km) e maratona (42,2km). A São Silvestre é a corrida mais famosa e mais tradicional do Brasil e tem 15 km de extensão. Por isso, ela não é uma maratona. Na verdade, não é nem uma meia-maratona. Mas muita gente acha que é e se refere a ela incorretamente como “maratona São Silvestre”.

E você sabe por que a maratona tem 42,2 km? Reza a lenda que em 490 a.C., um soldado grego chamado Feidípedes correu 40 km da cidade de Marathon, na Grécia, até Atenas, a capital do país, para avisar a população que eles haviam vencido a batalha contra os persas. Ele teria chegado à cidade, anunciado a vitória e caído morto em seguida.

Em sua homenagem, os Jogos Olímpicos de 1896, na Grécia, estabeleceram a disputa da maratona naquele percurso original, e seu vencedor foi Spiridon Louis. A prova virou tradição e foi incorporada nas Olimpíadas seguintes.

A maratona inicialmente tinha 40 km, distância entre as cidades de Marathon e Atenas. Mas em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o comitê organizador aumentou o percurso da prova a pedido da família real britânica, que queria assistir a largada da prova em frente ao Palácio de Windsor. Assim, a prova foi “alongada” para 42.195m, e essa distância acabou sendo repetida nas competições seguintes e se firmando como a distância oficial da maratona até hoje. Bons treinos!

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 4 Maratonas, 10 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e  para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79