Só de pensar nas atividades do dia você sente muito desânimo e desconforto? Então talvez esteja na hora de repensar a rotina porque isso pode ser estafa mental. Em uma conversa esclarecedora, a psicóloga Carla Guth explicou que quando nossas demandas diárias são extremamente exageradas,  o corpo e a mente nos sinalizam que estão sobrecarregados. O cansaço mental pode afetar a saúde física e psicológica, influenciando várias áreas da nossa vida. 

Sinais de que o esgotamento mental está próximo 

Para que a gente consiga observar se está ou não próximo da estafa, é necessário notar alguns sintomas mais comuns como desânimo sem motivo aparente, dores no corpo, sensação de cansaço extremo, falta de energia, falha na memória, insônia e palpitações. “É importante ficar atento aos sinais, pois se a estafa não for bem cuidada, pode trazer consequências mais graves”, alerta Guth. A psicóloga também ressalta alguns sinais que aparecem aos poucos para nos avisar que algo não está indo bem. Veja abaixo:

Alteração no paladar: passamos a sentir menos o gosto, pois estamos em um estado mais ansioso. Consequentemente ingerimos alimentos mais calóricos. 

Agressividade: começamos a dar respostas mais explosivas por razões aparentemente inócuas. Não temos mais paciência para situações comuns do dia a dia. 

Perda de prazer: gostamos do nosso trabalho e das atividades que desempenhamos nele, mas quando começamos a fazer, logo queremos parar. Ou seja, o prazer que antes tínhamos na realização dessas atividades se altera e você passa a não querer mais fazê-las. 

Dispersão emocional: por mais que o trabalho seja realizado, não conseguimos produzir de verdade. Ou seja, ficamos por horas numa atividade, mas na verdade estamos ausentes. A produtividade cai e a concentração fica dispersa. 

Dormir mal durante a noite: não conseguimos desligar ou relaxar como deveríamos. 

A memória começa a falhar: não temos forças para nos organizar como antes. 

A ideia central no combate à estafa é buscar outras formas de viver e mudar os hábitos. Temos que estar atentos quando os hábitos antigos deixam de ser funcionais e se tornam disfuncionais.

6 atitudes para aliviar sua rotina

A estafa pode acontecer como consequência de situações que mantêm o seu cérebro sempre ativo. “Preocupações excessivas e elevados níveis de cobrança, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, podem ser causas frequentes de estafa mental”, comenta a especialista. Além disso, a exposição frequente a diversos estímulos das redes sociais ou de meios de comunicação, trabalho em excesso sem períodos de férias e alterações psicológicas como depressão ou ansiedade, também podem resultar em cansaço mental, segundo Guth. Sendo assim, podemos pensar em algumas formas de prevenir a estafa, são elas:

  1. Estabelecer momentos de lazer e descanso e colocar limites no trabalho; 
  2. Manter um sono regular de pelo menos 8 horas por dia;
  3. Buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada;
  4. Beber bastante água durante o dia;
  5. Fazer exercício físico regularmente;
  6. Ter momentos de relaxamento ao longo do dia. 

Além desses cuidados preventivos, dependendo do nível de estafa mental que nós estamos, é importantíssimo buscar apoio de um profissional de saúde.