* Por Fernanda Figueiredo, coordenadora Acqua e Kids

Você sabe por que a Bodytech oferece atividades para crianças tão pequenas? A resposta para essa pergunta pode ser longa, mas resumimos alguns pontos e explicações essenciais.

A criança e seu corpo
A Primeira Infância, fase do desenvolvimento que compreende entre 0 e 6 anos de idade, tem sido cada vez mais discutida e abordada por especialistas de diferentes áreas, como psicólogos, sociólogos e outros profissionais que entraram num amplo consenso quanto ao desenvolvimento da primeira infância. Todos defendem essa fase como primordial, na qual a criança construirá uma base que a beneficiará por toda a vida. O desenvolvimento na primeira infância depende das oportunidades que forem oferecidas às crianças, por isso, é imprescindível valorizar todos os estímulos possíveis, inclusive o motor. A criança conhece o mundo através do seu corpo, ou seja, é por meio da variedade de movimentos que ela vai se adequando aos espaços e evoluindo diante de um ambiente tão desafiador. Além disso, o corpo em movimento permite que a criança identifique diversas sensações cinestésicas, sensoriais, emocionais e neurológicas, que vão criando sua memória motora e, consequentemente, estreitando a interação com o mundo.

Atividades Psicomotoras
A criança deve ser estimulada a vivenciar inúmeras atividades e modalidades esportivas que contemplam habilidades, como pular, correr, nadar, trepar, subir, descer, rolar, dançar e rastejar, a fim de ampliar seu acervo motor e cognitivo com base na afetividade. Esse desenvolvimento pleno contribui para a formação da personalidade, da relação com o mundo e da aprendizagem social – aspecto importante para saber lidar e conviver na sociedade atual.

Papel dos pais e dos professores
Os pais, professores e demais adultos que convivem com a criança certamente serão os mediadores de suas relações que beneficiarão o seu crescimento sadio. O adulto tem um papel comprometedor e precisa ter clareza sobre como intervir no seu processo de desenvolvimento de modo a contribuir com o mesmo. Além disso, é necessário que o adulto também tenha um repertório rico para ensinar os pequenos e se tornar um belo exemplo.

Considerando esses motivos e tantos outros, a Bodytech empenha-se em representar um ambiente seguro, acolhedor e afetivo, onde a criança possa desenvolver-se plenamente e de forma promissora.