Importante antioxidante, a vitamina E, também conhecida como tocoferol, atua na proteção das células da ação danosa dos radicais livres e do envelhecimento precoce, entre outros benefícios. Também está envolvida na melhora do sistema imune, no aumento da saúde da pele e do cabelo, na aceleração da cicatrização de ferimentos e na prevenção de doenças como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares. Além de ser uma grande aliada na recuperação pós atividade física.
Vitamina E na recuperação pós atividade
O consumo dessa vitamina é essencial. Porém, como nosso organismo não produz esse nutriente, é preciso consumi-lo através da alimentação ou suplementação quando necessário. Para praticantes de atividade física e atletas, a vitamina E tem papel fundamental, pois auxilia na recuperação pós atividade. “Sendo parcialmente responsável pela regeneração de todos os tecidos do corpo (pele, ossos, músculos e nervos), ajuda a reduzir os sintomas em treinos mais longos e exaustivos”, pontua a nutricionista Débora Palos. Por isso, manter uma boa alimentação, que inclua fontes dessa vitamina, é fundamental para proteger o corpo do estresse oxidativo e do envelhecimento precoce das células. Além disso, também fortalece o sistema imunológico desse indivíduo.
10 alimentos ricos em vitamina E
Para conhecer os principais alimentos fonte dessa vitamina e seus benefícios, conversamos com a Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca e especialista em Terapia Nutricional. Ela explica que a vitamina E, por ser lipossolúvel, tem melhor estabilidade em ambientes gordurosos. É por isso que é encontrada em alimentos como oleaginosas, óleos vegetais e amêndoa. E, em seguida, cita alguns alimentos ricos em vitamina E e explica seus benefícios.
1. Semente de girassol – além da vitamina E, essa semente tem gorduras poli-insaturadas, ótimas quantidades de ácido fólico, potássio, fósforo, selênio, cálcio e magnésio. E também possui uma boa quantidade de fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento do intestino.
2. Óleo de girassol – possui 86% de gorduras insaturadas em sua composição, sendo 66% de gorduras poli-insaturadas, que contribuem para a redução dos níveis do colesterol LDL (considerado ruim).
3. Couve/ vegetais verdes escuros – rica em vitamina A (importante para a saúde dos olhos e pele, complementando a vitamina E), possui vitamina C, potássio, cálcio e magnésio.
4. Abacate – fonte de gorduras boas, contém vitaminas A, do complexo B e C e minerais como cálcio, ferro e fósforo.
5. Tomate seco – rico em gorduras monoinsaturadas, fonte de vitamina A, C, folato, potássio, fósforo, cálcio, magnésio.
6. Farelo de trigo – possui potássio, cálcio, fósforo, magnésio e selênio. Além disso, possui fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e saciedade.
7. Azeite de oliva – possui gorduras monoinsaturadas, contribuindo para o aumento do HDL (colesterol bom).
8. Gema de ovo – possui vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico, ômega 3, vitaminas do complexo B, ajudando na memória e concentração.
9. Noz pecan – fonte de vitamina B1, vitamina B6, fósforo, ferro, potássio, manganês e cobre, gordura monoinsaturada, que ajuda na saciedade e controle do colesterol.
10. Amêndoa – é fonte de fibras, proteínas, gordura insaturada, magnésio, vitamina B2, fósforo, potássio e cálcio.