O verão começou e com o calor em evidência, durante essa época do ano, é normal o corpo sentir o efeito da alta temperatura. E isso geralmente causa uma diminuição nos líquidos e sais do corpo, por conta do suor excessivo, para tentar regular a temperatura corporal. Então, como repor tudo isso?
Reposição de líquidos e sais do corpo no verão
Durante essa estação do ano é muito comum ter uma maior perda de líquidos por meio do suor, ocasionada pelo aumento da temperatura corporal. Consequentemente, os sais minerais, principalmente sódio e potássio, são perdidos durante esse processo. Dessa forma, é de extrema importância repô-los durante o verão, para garantir que o corpo fique em equilíbrio e bem hidratado.
De acordo com Sabrina Theil, nutricionista pós-graduada em Nutrição Funcional, a forma mais simples de repor os líquidos é aumentar o consumo de água e cuidar da alimentação. “No caso de uma perda excessiva de sais minerais, uma boa opção é o uso de repositores hidroeletrolíticos naturais como, por exemplo, a água de coco, que é rica em potássio, ou artificiais, como os isotônicos”, afirma a especialista.
E é importante ficar atento a perda desses sais porque podem ocasionar distúrbios metabólicos, além de câimbras, dores de cabeça, fadiga excessiva, dores musculares, náusea, vômitos, diarréia e, nos casos graves, convulsões. Sendo assim, é necessário ficar em alerta para a quantidade de água que é tomada durante esse período para evitar problemas à saúde.
Atividade física e perda de líquido no verão
Além disso, a prática de exercícios no verão também pode elevar a perda dos líquidos e sais no corpo. “Quando pensamos em praticantes de atividade física, o cuidado com a perda de líquidos e eletrólitos deve ser ainda maior. É muito importante a ingestão de água no pré-treino, durante todo o treino e pós-treino, além disso o uso de roupas mais leves é o mais indicado”, esclarece Sabrina Theil.
Isotônicos são uma boa saída?
Os isotônicos são bebidas compostas por água, vitaminas, minerais e carboidratos de rápida absorção. Elas ajudam no processo de reidratação, reposição de eletrólitos e carboidratos, podendo ser uma opção para repor os líquidos perdidos durante o verão, além da água.
A nutricionista Sabrina informa: “Existem no mercado diversas opções de isotônicos. É importante se atentar na composição nutricional, pois alguns podem conter mais ou menos carboidratos e outros são enriquecidos com vitaminas do complexo B, vitamina C, selênio, magnésio, fósforo, cálcio, cloreto, potássio, cloro, ferro, zinco, cobre, cromo, molibdênio e outros”.
Além disso, essas bebidas podem conter muitas calorias, açúcar, sódio, entre outros. Outro ponto de alerta é quanto a coloração dos isotônicos vendidos no mercado, pois, quanto mais coloridos forem, mais corantes eles vão possuir. Portanto, prefira os isotônicos mais naturais.
Receita de isotônico natural
Para você que está procurando um isotônico natural fácil de fazer, separamos essa receita simples. Confira abaixo!
Ingredientes:
- 250ml de água filtrada;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 1 pitada grande de sal marinho não refinado;
- ¼ xícara de suco de fresco de limões orgânicos;
Modo de preparo:
Misture os quatro ingredientes com uma colher de pau e sirva gelado.