*Por Eduardo Netto, diretor-técnico Bodytech Company

Diferentemente da maioria dos passeios de férias, as temporadas de esqui e snowboard são um passatempo que exigem uma certa preparação física.

Assim, caso o praticante dessas modalidades não estejam condicionados, esse breve período da prática nas férias pode se tornar estressante e doloroso e, mais do que isso, um desperdício de dinheiro.

Isso tudo porque, nesses esportes de neve, são utilizados músculos do corpo que raramente são demandados nas tarefas diárias. Além disso, a altitude e as baixas temperaturas atuam como agravantes.

O ideal, portanto, é que você inicie sua preparação com pelo menos 8 semanas de antecedência à prática do esqui. Dessa forma, terá tempo de aprimorar sua capacidade cardiovascular, o que irá ajudá-lo em muito a lidar com a falta de oxigênio em altitudes mais elevadas. Assim, caso você esteja pensando em aproveitar a temporada de esqui que começa em breve na América do Sul, o momento de se condicionar é agora! Separamos algumas orientações e elaboramos um treino básico com 4 exercícios. Assista ao vídeo:

Não há dúvidas de que a melhor maneira de nos prepararmos para uma temporada de esqui seria praticando o próprio esporte, porém, como isso é impossível nas nossas condições climáticas, adaptamos nosso treinamento para o mais próximo possível da realidade do gesto esportivo.

Dentro dessa lógica, o treino para o esqui deve condicionar o corpo de forma plena, com foco nas principais capacidades físicas, como força, equilíbrio, coordenação motora, capacidade aeróbica e a resistência. Elas devem ser trabalhadas de forma integrada para que possam proporcionar ganhos significativos na performance.

Ao falar sobre o treinamento de força no contexto de esqui e snowboard, aliás, é importante enfatizar o treinamento funcional, em que o foco não é o músculo, mas sim o movimento.

O objetivo é o aprimoramento do condicionamento físico de uma forma geral para você conseguir esquiar por mais tempo, evitar algumas lesões e, por que não, ter um antídoto para as dores musculares.