*Por Paula Toyansk, coordenadora nacional Acqua e Kids Bodytech
Além de ser uma das atividades mais completas para a melhoria do condicionamento físico, a natação traz também diversos benefícios específicos aos bebês e crianças, como a estimulação psicomotora, a ampliação do repertório motor, e uma maior adaptação, segurança e autonomia aquática.
Com a chegada do inverno, no entanto, muitos pais interrompem as atividades físicas de seus filhos, principalmente os esportes aquáticos, já que, nesta época do ano, diversas doenças respiratórias ganham disseminação fácil e rapidamente. Isso porque, como as pessoas passam mais tempo durante o dia em lugares fechados, o ar frio e seco acentua o ressecamento das mucosas nasais, que pode levar a inflamações e acelerar a disseminação de vírus, fungos e bactérias por vias respiratórias.
No parque aquático, porém, o vapor de água eliminado pelas piscinas umidifica e aquece o ambiente, o que evita lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, previne contra infecções virais.
Além disso, como a natação exige muito da condição cardiorrespiratória do bebê e da criança, a modalidade trabalha melhor a musculatura respiratória, diminuindo a incidência de doenças e fortalecendo o sistema imunológico.
Para incentivar que o bebê e a criança continuem frequentando as aulas de natação e para evitar que eles sintam uma grande diferença de temperatura após o término da natação, a Bodytech lança a campanha Inverno Protegido.
Confira dicas e cuidados simples e fáceis:
– uso do roupão: trazer em todas as aulas de natação o roupão com capuz, que ficará ao lado da piscina e que será usado logo após o bebê ou a criança sair da água.
– banho: o ideal é que ele seja rápido e com uma temperatura morna.
– secador de cabelo: meninos e meninas devem secar o cabelo e a região próxima ao ouvido.
– casaco com capuz: deve ser colocado logo após secar o cabelo para proteger o ouvido.
– espera na recepção: o ideal é que, após o banho, o bebê ou a criança fique dentro da academia ou próximo à recepção durante alguns minutos para se “readaptar” à temperatura.
Além desses cuidados logo após a aula, sugerimos que o bebê e a criança não fiquem o dia todo em lugares fechados, que mantenham uma alimentação saudável, com muita hidratação e sono adequado.
Tais fatores também são importantes para que a imunidade esteja em alta. Com tantos benefícios, a natação não pode ser interrompida com a desculpa do frio, até porque os parques aquáticos da Bodytech são cobertos, apropriados e com água aquecida. Assim, nossos pequenos nadadores continuarão seu aprendizado na modalidade!