*Por Carolina Sartori, nutricionista consultora Bodytech Recreio e Barra Erico Verissimo (Rio de Janeiro)

Durante o sono, à noite, passamos por um longo período de jejum. Nesse período, os estoques de glicose (principalmente do fígado) são utilizados como energia para manter nossas funções vitais, ou seja, cérebro, coração, pulmões e todos os outros órgãos funcionando. É também durante a noite que a recuperação muscular acontece com maior eficiência, quando os aminoácidos “disponíveis” na circulação são direcionados para a construção e reparação de tecidos (entre eles, os músculos).

Logo que acordamos pela manhã, nosso organismo encontra-se em estado de economia de energia, exatamente porque “gastou” carboidratos, proteínas e gorduras (sim, também usamos gorduras no repouso!) à noite e, até que lhe seja fornecido algum nutriente, permanecerá economizando calorias.

Por isso, é muito importante se preocupar com a primeira refeição do dia e não levar muito tempo a fazê-la. Muitas pessoas não conseguem comer alimentos sólidos logo que acordam e preferem começar o dia com um suco ou “shake” nutritivo e funcional. Seguem algumas sugestões para começar bem o dia.

Suco de coco:
200ml de água de coco
50ml de leite de coco
1 colher de sopa (cheia) de whey protein sem sabor
2 pedras de gelo
Contém 170 calorias, 10g de carboidratos, 10g de gorduras de cadeia média, 10g de proteínas, além de eletrólitos importantes para a contração muscular. Ideal para quem treina pela manhã.

Suco diurético:
1 fatia de abacaxi
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
250ml de chá verde gelado
Contém 40 calorias e 10g de carboidratos. Ideal para períodos de maior retenção hídrica, como a TPM nas mulheres ou após um dia de abusos de sódio ou bebidas alcóolicas.

Suco antioxidante 
½ xícara de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, mirtilo, cereja)
200ml de leite de amêndoas
2 pedras de gelo
Contém 65 calorias, 7,5g de carboidratos, 3,5g de gorduras insaturadas, 1,5g de proteínas. Ideal para reforçar as defesas contra radicais livres causadores de envelhecimento celular, doenças cardiovasculares e diversos tipos de cânceres.

Importante: Os sucos devem fazer parte de um café da manhã saudável e balanceado e não substituir a refeição! E não se esqueça: consulte sempre um nutricionista!