Qual é a melhor opção? Trocar o pão francês pela tapioca ajuda a emagrecer? Vou ter uma alimentação mais saudável? O pãozinho francês comum, feito com farinha de trigo branca, e a tapioca, de farinha de mandioca, estão praticamente no mesmo patamar: ambos são pobres em fibras e em nutrientes.

A tapioca não contém glúten nem gordura. É leve, de fácil digestão e ideal para pessoas que têm problemas de digestão, dores de estômago ou problemas intestinais, assim como para os portadores de doença celíaca (alérgicos a glúten).

Existem estratégias nutricionais como adicionar chia, farelo de aveia, farinha de linhaça ou ovo ao seu preparo que ajudam a reduzir o pico de glicemia, além de enriquecê-la com fibras, proteínas, minerais e vitaminas .

Já o pãozinho tão criticado tem mais nutrientes que a tapioca. Isso mesmo, ele tem mais fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Portanto, se o seu plano alimentar permitir, pode manter o pãozinho francês na sua dieta sem neuroses. Incremente com proteínas como ovo mexido, frango desfiado, atum, carne moída, queijo e vegetais.

Como sempre digo, não existe alimento “vilão”. Existem alimentos que devem ser utilizados com moderação em um plano alimentar individualizado. Alimento nenhum engorda e nem emagrece. O problema está na quantidade, lembre-se disso! E aí, qual é o seu preferido?