Quem não ouviu dizer que a batata inglesa é proibida nas dietas? Ou que deve ser substituída pela batata doce? Ou ainda que batata doce ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular? Uma emagrece e a outra engorda. Mas será que é isso mesmo? Vamos destrinchar os principais nutrientes de cada uma delas.

A batata doce ganha em quantidade de vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio e possui mais fibras. Já a batata inglesa possui menos calorias, mais proteína, potássio e niacina e menos gordura.
Então qual a diferença entre elas? O índice glicêmico. A batata doce realmente possui um menor índice glicêmico se comparada com a batata inglesa.

O índice glicêmico é alterado pela forma de preparo do alimento e pela combinação com os outros alimentos que serão ingeridos ao mesmo tempo. A batata doce, quando assada, passa a ter o índice glicêmico praticamente igual ao da batata inglesa cozida, por exemplo.

Para diminuir o índice glicêmico de algum carboidrato, adicione boas fontes de gordura (azeite, óleo de coco, oleaginosas, etc) e fibras (sementes, vegetais, farelos).

Então pode comer qualquer batata à vontade? Não! Não existe um único alimento saudável que possa ser consumido em quantidades exageradas. Então não tenha preconceito! As duas batatinhas são alimentos nutritivos e combinadas com as refeições do jeito correto podem ser excelentes opções!