Se você quer fazer uma viagem que junte prática de exercício, conexão com a natureza e espiritualidade, mas sem gastar muito dinheiro, a dica é Machu Picchu, no Peru.

Existem duas maneiras para conhecer esse paraíso perdido: quem não estiver muito preparado fisicamente poderá ir de avião até Cusco, pegar um trem até Águas Calientes e finalmente subir em um ônibus até Machu Picchu. Mas a segunda (e melhor) opção é ter a experiência de fazer o caminho Inca.

O trajeto pode ser feito de diversas formas, tudo vai depender do tempo de viagem de que você dispõe e do seu preparo físico: há trilhas de 2 até 8 dias, mas, em todas, é imprescindível o acompanhamento de um guia.

A grande dificuldade a ser vencida é a altitude. Muitas pessoas passam mal durante a estadia, mas, se você for bem preparado, a chance de isso acontecer é muito baixa.

Eu, como filha de peruana, posso dizer que a maior dica é: ao chegar em Cusco, não tenha pressa em conhecer o local. Peça um chá de coca no hotel e vá descansar para que seu corpo se acostume com a altitude.

A segunda dica é: treine na academia e prepare-se para a viagem, pois suas pernas têm que estar fortes, assim como o seu coração.

Invista nos treinos de subida de escada –eles podem ser feitos no simulador de escadas da sua academia, no seu prédio ou em casa. Ou seja, abandone o elevador e foque na viagem.

Aconselho também um treino para pernas e panturrilha na musculação, pois isso vai fortalecer sua musculatura e proteger as articulações. Já em Machu Picchu, ao olhar para aquele lugar mágico, você vai entender o que é uma visão inesquecível.

Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, pinta quadros e viaja o mundo para gravar o programa “Quatro Remos” (que vai para a 4ª temporada no canal Off), em que faz travessias em canal aberto de pé em uma prancha de stand-up paddle ou sentada em uma canoa havaiana.