*Por Wilson Weigl

Detox, Dukan, mediterrânea…

Toda segunda-feira, a gente vem apresentando na série “Vai Encarar?” como funcionam e quais os pontos positivos e negativos das dietas que estão na moda, seja qual for a meta: perder peso ou apenas ganhar saúde.

Entre tantas dietas, porém, fica o alerta: o ideal é consultar um médico ou um nutricionista antes de se aventurar por conta própria.

“Mudar os hábitos alimentares é sempre complicado. A não ser por problemas de saúde, é um erro seguir um regime baseado em restrições alimentares severas”, diz o endocrinologista Filippo Pedrinola.

O regime alimentar de hoje é a Dieta sem Glúten.

COMO É: a dieta mais comentada corta alimentos que contenham glúten. Algumas pessoas têm dificuldade de digerir a proteína, criando anticorpos que provocam mal-estar gástrico, prisão de ventre ou diarreia crônica — é a chamada doença celíaca.

PRÓS: a digestão do glúten pode desencadear processo inflamatório que contribui para o ganho de peso. Além disso, é fácil encontrar produtos livres de glúten em supermercados e lojas de produtos naturais.

CONTRAS: segundo pesquisas, apenas 1 em cada 300 brasileiros sofre de doença celíaca. O corte de pães e massas, sem motivo, priva o organismo de nutrientes essenciais. “Os cereais são ricos em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo e ferro”, diz a nutricionista Juliana Rossi.

NÍVEL DE DIFICULDADE: Médio