Macrobiótica, paleolítica, Dukan, mediterrânea..
Nas últimas segundas-feiras, a gente apresentou na série “Vai Encarar?” como funcionam e quais os pontos positivos e negativos das dietas que estão na moda, seja qual for a meta: perder peso ou apenas ganhar saúde.
Entre tantas dietas, porém, fica o alerta: o ideal é consultar um médico ou um nutricionista antes de se aventurar por conta própria. “Mudar os hábitos alimentares é sempre complicado. A não ser por problemas de saúde, é um erro seguir um regime baseado em restrições alimentares severas”, diz o endocrinologista Filippo Pedrinola.
O regime alimentar de hoje é o Crudivorismo.
COMO É: prega o consumo exclusivo de vegetais crus ou apenas aquecidos, a fim de preservar suas propriedades nutricionais. Também é conhecido por alimentação viva e surgiu na Califórnia.
PRÓS: é fundamentada no fato de que o cozimento elimina grande parte dos nutrientes dos alimentos, a chamada força vital. Legumes, frutas, sementes, grãos germinados, algas e brotos crus preservam enzimas, antioxidantes, vitaminas e minerais.
CONTRAS: dificuldade de manutenção fora de casa. Como frutas, legumes e verduras contêm agrotóxicos, deve-se optar por produtos orgânicos.
NÍVEL DE DIFICULDADE: muito difícil