Quem costuma correr sabe muito bem: as unhas dos pés mal sobrevivem aos quilômetros percorridos, seja na academia ou na rua.

Os problemas mais comuns relatados por corredores são o descolamento e a eventual queda da unha (sobretudo a do dedão, por ser o maior dos dedos), a unha “roxa”, que nada mais é do que um hematoma que se forma sob ela, e as micoses.

Esses problemas ocorrem por causa do atrito e da pressão do tênis e das meias nos dedos em movimentos constantes e repetidos da corrida.

Com o impacto, a unha vai se descolando, formando uma zona de separação com a pele. Essas informações são de Juliana Fávaro Izidoro, dermatologista da Clínica Valéria Campos, em Jundiaí (SP), e especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Já as micoses são causadas pelo suor excessivo na prática e pela falta de cuidados posteriores para evitar a proliferação desses fungos. As micoses, inclusive, aproveitam para crescer sob a unha descolada, contribuindo ainda mais para que ela saia da pele.

Corredor, veja abaixo 10 dicas deixar suas unhas saudáveis após o treino:

1) Seque muito bem os pés depois do banho;
2) Use meias 100% algodão;
3) Use meias bem ajustadas ao pé para evitar compressões extras;
4) Alterne o uso dos calçados – depois de um treino, mesmo que você use meia, inevitavelmente restam na palmilha resíduos de suor, um ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos. O ideal é deixar o tênis “arejando” por pelo menos 2 dias;
5) Busque o calçado adequado – ele deve ser próprio para corrida (feitos de materiais que permitem os pés “respirarem”) e com ajuste perfeito à sua pisada;
6) Não tire a cutícula da unha – ela é a proteção das unhas, portanto sua retirada aumenta a chance de infecções e micoses;
7) Mantenha a unha sempre curta e bem cortada – a ideia é diminuir a área de “pressão”;
8) Não lixe a superfície da unha, pois isso faz com que ele engrosse;
9) Não passe “palitinho” por dentro da unha, pois isso ajuda a retirar a queratina dela, aumentando a chance do descolamento;
10) Produtos como dedeiras de silicone e malhas revestidas de gel ajudam a diminuir a pressão e o atrito entre os dedos e os calçados (e são encontrados em casas de materiais cirúrgicos ou de podologia).

Juliana alerta que, em casos de hematomas ou descolamentos, um dermatologista deve sempre ser procurado para detectar a real causa do trauma, que podem ser micoses, doenças inflamatórias ou pintas, mas também podem sinalizar casos mais sérios, como melanomas (tipo de câncer de pele).