Ando de skate há 15 anos, mas foi nos últimos cinco que ele virou uma profissão para mim. Muitas pessoas não sabem, mas o skate é um dos esportes mais praticados no Brasil e já tivemos vários campeões mundiais em todas as suas modalidades.
Muita gente não gosta de chamar o skate de esporte, pois acredita que ele seja mais do que isso –existe todo um lifestyle que atrai muitos simpatizantes. Hoje, além de skatista profissional, também tenho uma loja de skate na Galeria River, no Arpoador, chamada Carma Skateshop, onde me dedico também à vida de empresário.
Minha rotina como skatista é bem corrida e envolve muitas viagens para competir ou para produzir conteúdo para os meus patrocinadores. Sou atualmente o oitavo do ranking mundial de Skate Bowl, que são aquelas pistas em formato de piscina.
Para me manter bem em cima do skate, faço algumas atividades paralelas como surfe, pedalada, treino de musculação e exercícios funcionais. A Bodytech tem sido indispensável para o meu fortalecimento e para melhorar o meu equilíbrio no skate. Todos os exercícios que faço na sala de musculação ou nas aulas funcionais são específicos para me ajudar no skate e contar com a ajuda de profissionais bem qualificados é essencial.
Abdômen, cintura e pernas são as áreas mais utilizadas na prática do skate, então o foco maior é nesses músculos. A pista que mais ando é o bowl do Rio Sul, em Botafogo, que fica em frente à Bodytech do Shopping Rio Sul, o que facilita bastante a minha rotina de treinos.
Foto: André Magarão
Nilo Peçanha é carioca, tem 27 anos, é skatista profissional e atualmente o oitavo no ranking mundial de Skate Bowl.