Se a canoa não virar, você vai chegar até o último dia de Carnaval sem muitas dores aqui e ali? Se a resposta for sim, isso quer dizer que o condicionamento festá em dia e a maratona de folia vai ser bem mais tranquila. Mas, se os treinos estão meio de lado, chegou a hora de intensificar os exercícios para o corpo não sofrer as consequências de curtir muitos bloquinhos, desfiles e trios.
Com o apoio do professor do programa Express da Bodytech, Igor Gomes, e da aluna, Eli Ferreira, montamos três séries de exercícios para você dar aquele gás e conseguir chegar lá (olê olê ô lá)!
1ª sequência
Comece esse treino intensivo fortalecendo coxa e panturrilha para evitar as dores inconvenientes que surgem depois da folia. Na sequência, trabalhe a região abdominal para ajudar a reduzir aquele desconforto na lombar e, de quebra, ainda definir o abdômen. E se for chamar alguém no meio do bloco sem deixar o músculo do “tchauzinho” balançar, aumente a força do tríceps e defina a musculatura peitoral com as flexões.
2ª sequência
Pra se acabar de dançar é preciso ter muito equilíbrio. Subir e descer da caixa, além de aumentar e tonificar o glúteo, auxilia no fortalecimento das articulações inferiores, que são muito importantes para aguentar o impacto da folia. E não podemos esquecer: treinar membros superiores é regra! Os exercícios auxiliam na correção da postura, aumentam a resistência e dão sustentação pra se manter na curtição até o último dia.
3ª sequência
Ir de um bloco para o outro, pular atrás do trio e sambar toda a avenida sobrecarregam muito a lombar. Com essa sequência, os exercícios vão potencializar a musculatura da panturrilha, fortalecer os membros superiores e aumentar a resistência cardiorrespiratória. Afinal de contas, é preciso muito fôlego pra aguentar quatro dias de festa.