Está tendo problemas em transformar aquela gordurinha em músculo? A resposta pode estar na alimentação. Saber como se alimentar antes e depois do treino, é uma das armas para alcançar o seu objetivo.
Sem o glicogênio (energia vinda do carboidrato), o corpo tem muitas dificuldades de queimar gordura, e acaba usando a proteína dos músculos como combustível. Com isso, seu músculo vai embora, e a gordura tão indesejada, fica. Ou seja, não esqueça do carboidrato antes do treino.
A proteína também pode ser ingerida antes do treino, mas apenas em um intervalo maior. Ela tem uma digestão mais demorada e, se ingerida perto do treino, pode causar mal-estar, atrapalhando o desempenho. Porém, no fim do treino, ela volta a ser bem-vinda. Principalmente na primeira hora após o treino, quando as fibras musculares que sofrem variações (microlesões) começam a regeneração.
Após esse período pós-treino, o carboidrato volta a ser bem-vindo, já que auxilia na recuperação do desgaste, poupando o músculo da perda de proteína.
Ou seja, se você tiver uma alimentação equilibrada em carboidrato, proteína e gordura de boa qualidade, vai ter energia suficiente para treinar. A a água é importante a qualquer momento — antes, durante e depois do exercício — para hidratar o corpo e manter a temperatura equilibrada.