Se você está em busca de maximizar seus resultados nos treinos, provavelmente já ouviu falar sobre a creatina. Esse suplemento alimentar tem sido amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas como uma forma de melhorar o desempenho e acelerar o crescimento muscular. Mas será que a creatina realmente vai te ajudar no treino? Nesta matéria, vamos explorar os benefícios desse suplemento e como ele pode contribuir para o seu progresso na academia.
O que é a creatina e como funciona
Segundo a endocrinologista Priscilla Martins, mestre em endocrinologia pela UFRJ, a creatina funciona como uma reserva de energia para as células musculares. Uma parte da creatina que utilizamos é produzida naturalmente pelo nosso corpo e o restante pode ser obtida através da alimentação (em carnes e peixes, por exemplo) ou de suplementação. Ela desempenha um papel importante no fornecimento de energia durante exercícios intensos e de curta duração. “Na prática ela promove aumento da força e desempenho nos exercícios favorecendo assim o aumento de massa muscular”, pontua a endócrino.
Benefícios da creatina
Aumento da força muscular
A creatina tem a capacidade de aumentar a produção de ATP, que é a fonte de energia utilizada pelos músculos durante o exercício. Isso resulta em um aumento da força e potência muscular, permitindo que você realize exercícios mais intensos.
Favorece a hipertrofia
Como a creatina é armazenada nos músculos juntamente com a água, o uso do suplemento também faz com que haja o aumento do volume muscular.
Recuperação e fadiga muscular
A creatina tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que pode auxiliar na recuperação muscular pós-treino. Isso significa que você pode se recuperar mais rapidamente entre as sessões de treinamento, reduzindo a fadiga e permitindo uma maior frequência de treinos.
Como tomar creatina
Priscilla explica que o melhor momento para iniciar é quando uma pessoa busca melhorar seu rendimento e força muscular na prática de exercícios. Ela ainda diz que: “a creatina pode ser ingerida antes ou após o treino dependendo do objetivo, mas alguns estudos sugerem que os benefícios são maiores quando utilizada após o treino”. Então o recomendado é sempre buscar orientação de um profissional de saúde para que ele elabore o melhor plano estratégico para você.
Um ponto muito importante também é lembrar de tomar creatina com bastante água para garantir uma boa hidratação.