Tireoide e colesterol têm relação? Descubra!

//Tireoide e colesterol têm relação? Descubra!

Tireoide e colesterol têm relação? Descubra!

Quando falamos em alterações nos hormônios tireoidianos, muitas pessoas se preocupam com o aumento de peso ou com alterações de humor. Mas o que pouca gente sabe é que existe uma forte influência dos hormônios tireoidianos sobre o metabolismo do colesterol.

O hipotireoidismo provoca efeitos negativos no metabolismo dos lipídios, como o aumento na produção de LDL (colesterol ruim) e colesterol total e uma redução de sua degradação. Isso faz com que haja uma forte relação entre aumento nos níveis do TSH (hipotireoidismo) e aumento do colesterol. Mesmo em pacientes com função tireoidiana normal, observamos aumento progressivo do LDL e dos triglicerídeos com a elevação do TSH.  Essas modificações no perfil lipídico aumentam progressivamente o risco de doenças cardiovasculares e morte em quem tem hipotireoidismo. ⠀

O tratamento do hipotireoidismo tende a melhorar essas alterações, mas em alguns casos, além do tratamento para a tireoide, precisamos tratar também o colesterol alto com medicamentos específicos. Converse com o seu médico sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas.

Por |2019-10-23T13:05:50-02:0023/10/2019|