*Por Marcela Rodrigues Gonçalves, nutricionista Bodytech Barra Città (Rio de Janeiro)
Muito se fala sobre os sumplementos termogênicos. Mas você sabia que existem muitos termogênicos naturais?
Eles são aqueles alimentos que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que ele consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão.
Alguns se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado.
Veja opções:
* Pimenta vermelha – esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
* Canela – aumenta o metabolismo basal e possui um alto teor de cálcio mineral. Use aproximadamente uma colher de chá rasa, polvilhada em sopas, preparações com queijos em ou frutas, como banana e maçã.
* Gengibre – pode ser consumido de diversas formas, cru, em lâminas marinadas para temperar carnes, aves e peixes, batido no liquidificador com frutas e ainda em molho de tomate caseiro, sopas de legumes e chás, quando misturado com outras ervas.
* Chá verde – tem grande ação antioxidante e favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Mas cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou de noite.
* Água gelada – ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a adequada ao corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200 kcal.
Alertas: o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. Além da insônia, o exagero no consumo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e problemas gastrointestinais.
Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos também devem ter cuidados redobrados ao ingeri-los.
Por fim, tais alimentos devem ser consumidos no contexto de uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento.
Também é fundamental procurar um profissional de nutrição para uma orientação melhor.