“2016 já começou… O ano tão esperado chegou, e a rotina fica cada vez mais corrida. Aliás não poderia ser diferente para um ano de Jogos Paralímpicos… no meu próprio país!

Para permanecer firme na rotina pesada nos próximo meses de muito treino, competições e viagens, consegui ter um breve descanso de dez dias, foi ótimo para descansar a mente e o corpo e voltar com tudo para as atividades. Logo, vou contar para vocês como se iniciou a temporada, pois agora nesse momento estou em viagem disputando torneios classificatórios para o mundial (aliás, conseguimos a vaga para o Mundial do Japão) e grandes torneios nos EUA.

A carga horária de treinos na quadra aumentou, tive o apoio de mais um técnico de tênis desde o mês de fevereiro que irá me acompanhar durante esse período de preparação para o Rio2016. A minha rotina nessa preparação vai ser assim: treinos na quadra cinco dias na semana, somando um total de 14 horas semanais com cadeira, raquete e bolinha; treinos de força e potência na academia Bodytech Sudoeste, com supervisão do personal trainer Guigo Lopes, além de atividades, uma ou duas vezes na semana, dentro da piscina para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e exercícios de fisioterapia para fortalecimento específico de musculatura auxiliar e postural, que foram prescritos pela equipe do CENERFE, visando melhorar meu desempenho em quadra.

Esse aumento no volume de treino em quadra é muito importante, pois, quanto mais estou praticando a modalidade, mais tempo consigo trabalhar os erros, aperfeiçoar os acertos e estudar as táticas usadas pelas adversárias, sabendo qual o melhor caminho para derrotá-las.

Todas essas atividades serão intercaladas com as viagens que, por acaso, serão muitas (agora mesmo estou saindo do Equador e indo para os EUA). O calendário de torneios previstos está bem apertado, mas o sentimento agora é de realização, estou vivendo um esforço que sei que valerá a pena no futuro. Não tenho como negar que é muito cansativo essa rotina de atleta, mas ela se torna mais fácil quando se tem o apoio da família, amigos, parceiros e patrocinadores que vivem esse sonho junto comigo, dando todo apoio necessário para manter o foco. Quem está na torcida?” 

*Natalia Mayara é atleta de Tênis em Cadeira de Rodas. Acumula diversos títulos nacionais e sul-americanos, sendo hoje a 24ª colocada no ranking da ITF. Atualmente é campeã ParaPan-Americana de simples e duplas e seu foco agora são os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Acompanhe a Nati nas redes sociais (@natalia_mayara no instagram ou sua fanpage Natalia Mayara).