Nos últimos anos o mercado fitness sofreu muitas mudanças: pandemia, fechamento temporário das academias, “boom” dos treinos onlines, abertura das academias, treinos com uso de máscara, entre outras mudanças. Nos dias atuais pós-pandemia, o cenário é muito diferente. É preciso estudar as mudanças do mercado para planejar o melhor posicionamento e perfil de consumo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), em 2021 o treinamento online era a tendência número 1, mas caiu para o 9º lugar em 2022 e agora está fora dos 20 primeiros, ocupando a 21ª posição. Essa queda tão significativa é justificada pelo fato das pessoas estarem retornando à academia após o avanço da vacinação e a estabilidade da Covid-19.
Para o diretor técnico da BodyTech Company e profissional de educação física, Eduardo Netto, a pesquisa do American College of Sports Medicine (ACSM) é de suma importância para estudar o mercado: “os resultados da pesquisa de 2023 retratam o impacto de dois anos de pandemia em nossa indústria fitness. Esta pesquisa anual nos ajuda a tomar decisões críticas de negócios para a sustentação, crescimento e desenvolvimento futuros”.
E, segundo esse levantamento, a indústria de saúde e fitness está voltando ao básico, com o treinamento de força com pesos livres em 2º lugar. Ainda reforçando o retorno ao tradicional, o treinamento com peso corporal aparece como a tendência número 3 e treinamento funcional como a tendência número 5, para 2023. E os programas de condicionamento físico para adultos mais velhos foram a tendência número 4, para esse ano.
Confira abaixo mais informações sobre as tendências do mundo fitness para 2023:
- 1) Wearables: a tecnologia vestível inclui rastreadores fitness, como os relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS. A tecnologia vestível foi estimada em uma indústria de cerca de US$ 100 bilhões. Novas inovações incluem pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma.
- 2) Treinamento de força com pesos livres: pesos livres, halteres, kettlebells, halteres e aulas de bola medicinal
- 3) Peso Corporal: os programas de treinamento com peso corporal tratam do uso do peso do corpo como modalidade de treinamento, por meio de uma combinação de resistência variável e movimentos neuromotores em vários planos. Como o treinamento com peso corporal requer pouco ou nenhum equipamento, é uma maneira barata e funcional de se exercitar de forma eficaz.
- 4) Terceira idade: as pessoas hoje vivem mais, trabalham mais e permanecem saudáveis e ativas por muito mais tempo do que nas gerações passadas. Atualmente, os programas de condicionamento físico para idosos atendem às necessidades do Baby Boom e das gerações mais velhas.
- 5) O treinamento de aptidão funcional: é uma tendência em usar o treinamento de força e outras atividades/movimentos para melhorar o equilíbrio, coordenação, força e resistência, com o objetivo de melhorar as atividades da vida diária.
A pesquisa mundial anual ACSM’s Health & Fitness Journal, para determinar as tendências da indústria por profissionais de saúde e fitness, está agora em seu 17º ano consecutivo. Mais de 3.700 profissionais da área classificaram 42 tendências possíveis em uma escala de 1 (menos provável que seja uma tendência) a 10 (mais provável que seja uma tendência).