*Por Karina Vela, atleta e apresentadora

Verão no Rio de Janeiro é sinônimo de praias lotadas e poucas ondas. É uma época em que até eu, que sou rata de praia, começo a me incomodar com tanta gente brigando por um pedaço de areia, o calor infernal e a água quente do mar, que refresca pouco diante dos termômetros altíssimos.

Diante disso, começo a ampliar meu horizonte de viagens de fim de semana pra fugir desse caos e por isso cheguei a Penedo, a segunda maior colônia finlandesa do Brasil. É isso aí! O clima é chocolate, vinho, trutas, cara de lugar de inverno, mas, sinceramente, é no verão que você consegue aproveitar as cachoeiras que são muito geladas em outras épocas.

Cachoeiras de Penedo, no Rio

Penedo fica a mais ou menos duas horas do Rio e é uma opção perto pra quem acha que ir até Mauá (paraíso das cachoeiras, mas mais distante, leia mais aqui) é muito longe para passar só um fim de semana.

A vila é deliciosa, tem várias opções de pousadas e uma rua de restaurantes, a maioria deles servem trutas, especialidade da região.

A cachoeira de Deus é parada obrigatória, muito fácil de chegar, com um poço bem grande que dá pra mergulhar e uma queda de uns 15 metros. A Três Cachoeiras é a mais frequentada pela proximidade do centro, tem três quedas menores que formam três pequenas piscinas, mas eu achei o lugar um pouco cheio. Três Bacias fica a uns 12 km de carro do centro: você vai passar a entrada para a cachoeira de Deus e vai seguir toda vida (uns 6 km) –aviso que a estrada é toda esburacada, mas você nem precisa fazer trilha, dá pra ver a entrada das Três Bacias da estrada mesmo. Ela fica na parte alta de Penedo e por isso é pouco explorada.

Cachoeiras de Penedo, no Rio

Também são três bacias, mas bem mais bonitas que Três Cachoeiras! A primeira, chamada Poço das Esmeraldas, é paradisíaca. Então vale a pena o perrengue do caminho.

Pros mais animadinhos, tem a opção de curtir uma noite na vila da Maromba a 40 minutos de Penedo! Vamos fugir desse calor com estilo!

Cachoeiras de Penedo, no Rio