Ingredientes:
4 colheres de sopa de farinha de tapioca (a tapioca ficará do tamanho de um pão árabe médio)
1 colher de sobremesa cheia ou de sopa rasa de farelo de linhaça ou chia
Polpa de ½ abacate pequeno, tipo manteiga, amassada com garfo até formar um creme
½ abobrinha, picada em cubinhos pequeninos
1 tomate pequeno picado em cubinhos
1 xícara de chá cheia de frango orgânico desfiado pré-cozido
Azeite extravirgem
Sal, de preferência marinho
Pimenta do reino
Modo de preparo:
Refogue o frango e a abobrinha juntos com bem pouco azeite em uma frigideira.
Depois de prontos, misture o frango e a abobrinha com a pasta de abacate, o tomate picadinho, o sal e a pimenta a gosto.
Misture bem.
À parte, misture a farinha de tapioca com o farelo de linhaça e espalhe a mistura em outra frigideira já aquecida, esta sem óleo algum.
Quando perceber que a massa já “agregou” e está inteiriça, coloque a mistura feita anteriomente sobre a tapioca e feche/dobre a tapioca em forma de Burrito mexicano.
Baixe o fogo, abafe a frigideira e aguarde até o ponto desejado.
Para vegetarianos, o frango pode ser trocado por proteína de soja.
Curiosidade:
Sabia que a tapioca é uma farinha branca, de alto índice glicêmico, tão alto quanto do açúcar de mesa e do miolo do pão francês? Sim! Então, qual seu “diferencial”? Não possuir glúten! O que só fará real diferença em termos de saúde para pessoas sensíveis ou alérgicas ao glúten. Para quem não se inclui neste grupo, sua única “vantagem” é ser versátil e saborosa.
Para que seu índice glicêmico seja reduzido, ou seja, para que a tapioca eleve menos a glicemia e assim engorde menos, deve-se incluir legumes e verduras e um pouco de gordura saudável (um pouco!). Por isso, colocamos nesta receita a abobrinha, o tomate, o abacate, o farelo de linhaça e o azeite. Todos ajudam a reduzir o índice glicêmico também!