Ele é tão enraizado na cultura gastronômica que para muitos, infelizmente, de até ser considerado insubstituível e não tão prejudical. Mas a verdade é que ele é um dos primeiros ingredientes que você deve cortar de qualquer dieta. É claro que estamos falando do açúcar. Alessandra Luglio, nutricionista Bodytech, ensina a substituí-lo sem abrir mão do sabor:
“O açúcar refinado é um dos maiores vilões das dietas e da saúde. Além de fornecer calorias vazias, sem nenhum nutriente, qualquer excesso é rapidamente transformado em gordura. E esse excedente pode causar sérios problemas digestivos, diabetes, envelhecimento precoce e cáries.
Mas calma, existem outras opções mais saudáveis para adoçar nossas vidas. Uma delas é o açúcar do coco recém-chegado no Brasil. Mais escuro e rico em nutrientes como vitaminas e minerais, o seu grande diferencial está no seu baixo índice glicêmico, o que provoca menor oscilação glicêmica em relação ao açúcar branco comum. Inclusive ele pode ser consumido por diabéticos. Outra dica natural, é o uso da Stévia, adoçante natural que não possui calorias”, conclui a profissional.