*Por Paulo Camões, pesquisador musical na Gomus

“Stranger Things”, do Netflix, é a última febre no mundo das séries. E todo mundo que assistiu provavelmente ficou hipnotizado com aquele synth arpeggiator viajante da abertura.

Essa sonoridade nostálgica e futurista do synth tem sido usada de forma recorrente nas produções audiovisuais. Isso tudo faz parte de um movimento contemporâneo chamado synthwave, que resgata essa estética dos anos 80. Pra você ficar por dentro, separamos trilhas dos filmes e séries que fizeram mais sucesso.

Ouça a todas as músicas na playlist do Spotify “Destaques de Agosto”: http://bit.ly/destaquesagosto16

Pra começar, a trilha original de “Stranger Things”, que saiu há pouquíssimo tempo

Um carro andando a noite numa paisagem neon tem tudo a ver com esse movimento. Então, seguimos com esse musicão do filme “Drive”, em que o galã Ryan Gosling faz o papel de piloto para cenas de perseguição em filmes de Hollywood.

Agora uma faixa de “Tron” impressionantemente parecida com a da abertura de “Stranger Things”. No filme, o personagem principal entra dentro de um fliperama, nada mais anos 80 e futurista que isso. Os responsáveis pela trilha são o duo francês Daft Punk, dois especialistas quando o assunto é synth.

E, pra fechar, mais uma do Daft Punk. Essa do álbum clássico que inspirou e foi trilha do longa de animação “Interstella 5555”: a história do sequestro e resgate de uma banda de pop interestelar.