Seu bebê completou 6 meses? Traga ele para a natação!

//Seu bebê completou 6 meses? Traga ele para a natação!

Seu bebê completou 6 meses? Traga ele para a natação!

*Por Mariângela Aquino Moura, instrutora de natação baby BT Marista

A natação pode ser a primeira atividade física de contato para o ser humano logo nos primeiros meses de vida. Isso porque a atividade proporciona ao bebê desenvolvimento psicomotor, estímulo do apetite, tranquilidade do sono, prevenção e apoio no tratamento de doenças respiratórias.

Na Bodytech, o Programa Baby abrange a faixa etária de 6 meses a 2 anos de idade, organizado por duas fases. Na primeira – que vai dos 6 meses a 1 ano e 11 meses – os bebês ficam acompanhados por um adulto, sendo os pais ou familiares próximos. O objetivo nesta fase é estimular o bebê em todos os aspectos psicomotores, proporcionando uma variedade rica de movimentos.

A musicalidade adotada durante os exercícios e o meio aquático trazem mais prazer e aprendizagem, transformando a aula em momento de aconchego entre pais e filhos. Os exercícios de imersão e de deslocamento na água são exemplos de estímulos trabalhados para esta faixa etária e que auxiliam no processo de auto salvamento no meio aquático.

Na segunda fase do Programa – que atende os bebês de 2 anos – a presença de um acompanhante durante as aulas já não é mais necessária, uma vez que o aluno fica sob os cuidados dos professores, os quais dão início ao trabalho de socialização com o grupo.

Para esta faixa etária, as aulas continuam sendo dinâmicas, lúdicas e desafiadoras (na medida certa!), despertando nos alunos respostas mais elaboradas de acordo com os estímulos gradativos que lhes serão apresentados. Nessa fase, as imersões irão evoluir para mergulhos, flutuações, propulsões, controle respiratório, o que auxiliam no processo de autonomia no meio líquido. Tanto na primeira fase como na segunda, reforçamos 3 dicas essenciais para que seu bebê se sinta superbem durante as aulas e aproveite ao máximo!

a) quando você for escolher os horários de natação para seu bebê, esteja atento para não coincidir com os turnos de sono e refeição.

b) recomendamos que o bebê se alimente em torno de uma hora antes da aula.

c) além dos itens que normalmente já ficam na mochila do bebê, lembre-se de incluir a fralda de água, roupão com capuz e um lanche para ser realizado após a aula. Se criar o hábito de ter uma atividade física significa ser um adulto ativo, por que não iniciar desde bebê? Traga seu filho para a natação!

Por |2018-11-07T20:13:10+00:0024/08/2018|

Sobre o Autor: