Não é de hoje que o homem tenta comprovar que os alimentos têm mesmo o poder de despertar os sentidos e incendiar paixões. Fácil de entender por quê a comida afrodisíaca, termo derivado de Afrodite, deusa do amor e da beleza na mitologia grega, seria capaz de reunir dois prazeres literalmente no mesmo prato.
Entre os ingredientes cuja fama corre o mundo, as ostras estão no topo da lista: além de ricas em zinco, importante para a saúde do esperma, contêm grande concentração de selênio, mineral que melhora o desempenho sexual. “São presença obrigatória nos menus românticos”, atesta a paulistana Renata Vanzetto, 23 anos, proprietária do restaurante Marakuthai, com unidades em São Paulo e Ilhabela. A pedido de BT Experience, a chef criou um menu afrodisíaco completo, com entrada, prato principal e sobremesa em sua aromá-tica cozinha de influência tailandesa, ostras, gengibre, chocolate e outros itens reconhecidamente eróticos ganharam tratamento de alta gastronomia. “A culinária thai é naturalmente muito sensual.”
Crendices à parte, a fama dos ingredientes afrodisíacos tem fundamento científico. Pimentas vermelhas não simbolizam ardor e paixão por acaso: aceleram os batimentos cardíacos, aquecem o corpo e causam excitação. O cacau, matéria-prima do chocolate preto, por sua vez, turbina a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar e disposição. Quanto mais amargo o chocolate, portanto, mais eficiente como alimento erótico. Já o gengibre, velho conhecido dos chineses, melhora a circulação sanguínea e favorece a ereção. Para aproveitar o que cada um tem de melhor, Renata sugere parcimônia, já que exageros podem pôr tudo a perder. “Na culinária thai, as frutas assumem a função de equilibrar a presença do sabor picante, sempre muito intenso”, explica a chef. “O arroz jasmim, perfumado e ligeiramente adocicado, tem o mesmo papel.” Na hora da sobremesa, a ordem é economizar no açúcar e abusar das cores lançando mão de morangos, amoras e framboesas frescas. Além de ricas em antioxidantes, são lindas e sensuais.
Muitas receitas eróticas foram eternizadas pela literatura ao longo da história. São tema, por exemplo, do livro Afrodite — Receitas, Contos e outros Afrodisíacos (Bertrand), lançado pela chilena Isabel Allende em 2004. “Apetite e sexo são os grandes motores da história, preservam e propagam a espécie, provocam guerras e canções, influenciam religiões, leis e arte”, argumenta. Outra autora que se tornou célebre ao unir cama e mesa é a ex-modelo martiniquenha Lauretta Marie Josephe — em Paraty (RJ), onde vive, ela trabalha no relançamento do livro Comer e Amar, editado pela Nova Fronteira em 1986. “A comida afrodisíaca, por si só, não tem nenhum poder”, acredita. “O que importa é o ritual, que faz as pessoas se condicionarem para seduzir.”
Trocando em miúdos, preparar um jantar com segundas intenções exige capricho na apresentação dos pratos, que devem ser leves e delicados. E pitadas de ousadia na escolha da bebida, diz Renata. “Sugiro um drinque de saquê, suco de maracujá e leite de coco.” A química, garante a chef, é mais que perfeita.
PEIXE COM CURRY VERDE, GENGIBRE E CAPIM-SANTO
Rendimento: 2 porções
INGREDIENTES
50 g de manteiga
100 g de cebola picada
30 g de pasta de curry verde
600 ml de leite de coco
2 folhas de limão
2 talos de capim-santo
2 colheres (café) de gengibre ralado
1⁄2 limão-siciliano com casca
360 g de filé de pescada amarela em cubos médios
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Derreta a manteiga e refogue levemente a cebola. Acrescente a pasta de curry e dissolva juntamente com o leite de coco. Adicione as folhas de limão, o capim-santo, o gengibre e o meio limão-siciliano, sem picar. Deixe cozinhar por 30 minutos e descarte o limão. Junte os cubos de peixe e cozinhe por mais 10 minutos. Finalize com sal a gosto e sirva com arroz jasmim.
ARROZ JASMIM
Rendimento: 2 porções
INGREDIENTES
1 xícara de arroz jasmim
2 xícaras de água
Sal a gosto
1 colher (sobremesa) de gergelim preto
MODO DE PREPARO
Cozinhe o arroz, na água com sal, até secar e ficar macio. Acrescente o gergelim e sirva.