*Por Marcela Rodrigues, nutricionista consultora Bodytech Barra – Shopping Città (Rio de Janeiro)

Todo mundo sabe, mas no dia a dia muita gente se esquece que a escolha dos alimentos certos na dieta traz benefícios para a pele, para o cabelo e para as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento.

Mulheres que seguem regimes restritivos acabam ficando com os fios enfraquecidos, opacos e rarefeitos. Isso porque a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Já a deficiência de zinco causa a diminuição da umidade, propiciando alterações da pele, como dermatite, alteração do colágeno, machas brancas nas unhas e queda de cabelo.

Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir, portanto, alimentos nutritivos e ricos em vitaminas A (que é responsável pela síntese de novos tecidos e auxilia no tratamento da acne e na queda de cabelos) e C (protege a pele da ação dos raios ultravioletas, preserva a estrutura dos fibroblastos e do colágeno), cobre, zinco (potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres, estimula o sistema imunológico e favorece a renovação celular) e cálcio (ajuda no fortalecimento e na saúde das unhas).

Veja onde encontrar esses nutrientes:
– Vitamina A: abóbora, acelga cozida, alface romana, alfafa, ameixa seca, batata doce assada, bertalha, brócolis, cenoura cozida, couve, espinafre cozido, pimentão vermelho, salsa, suco de tomate.
– Vitamina C: abacaxi, acerola, agrião, alfafa, bertalha, brócolis, caju, couve, goiaba, kiwi, laranja, limão, mamão, morango, pimenta vermelha, pimentão, salsa, salsão, tangerina, tomate.
– Cálcio: agrião, amêndoa, aveia, avelã, castanha-do-pará, gergelim, hortelã, orégano, quiabo, queijo ricota, queijo cottage, iogurtes e leites enriquecidos, sardinha.
– Zinco: ameixa seca, algas, amêndoas, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, uva passas, arroz integral, aveia, farinha integral, grão-de-bico, lentilha, soja, acelga, agrião fresco, cogumelos frescos, espinafre fresco, salsinha fresca, semente de abóbora.

Outras dicas:
– Prefira alimentos orgânicos e naturais, evitando fast-food e refrigerantes.
– Aumente a ingestão de alimentos ricos em selênio (castanha-do-pará, camarão, caranguejo, salmão, arroz integral etc.), pois eles mantêm a integridade das unhas (e sua deficiência as deixa frágeis e sujeitas a fungos).
– Se possível, inclua na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão (o açafrão reduz as inflamações, e a canela é um termogênico que ajuda na queima o açúcar).
– Procure consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, aves sem pele e peixes), bem como alimentos ricos em cálcio, que ajudam no fortalecimento das unhas.
– Alimentos ricos em silício (cereais integrais, aveia, milho, arroz, cevada, trigo, salsa/cheiro-verde, alcachofra, alho-poró, cebola, aspargos, nabo, morango etc.) têm demonstrado estimular crescimento de unhas e cabelos, além de reduzir as rugas.
– Alimentos ricos em licopeno (tomate, melancia e goiaba vermelha) atuam como filtro solar natural.
– Inclua na alimentação temperos, especiarias e condimentos. Use todas as ervas aromáticas, especiarias e condimentos, como curry, cúrcuma, tomilho, alho, cebola, gengibre, canela, cravo, salsa, cebolinha etc.
– Dê preferências aos chás desintoxicantes e diuréticos, como chá verde, cavalinha, hortelã, alecrim e dente-de-leão.