*Por Eduardo Netto, diretor-técnico Bodytech Company

O salto vertical utilizando a caixa envolve muita técnica. Há algumas correções fáceis que podem ser aplicadas para aumentar a eficiência do exercício. Os saltos são feitos com o objetivo de aumentar a potência e são um importante complemento para a rotina regular do treinamento de força.

Saiba como saltar corretamente

Recomendações para o bom desempenho:

1. Antes do salto, realize rápido agachamento (fase de preparação), ou seja, flexão dos quadris, flexão dos joelhos e dorsiflexão do tornozelo. Esta ação é importante para que ocorra liberação de energia elástica, potencializando, ainda, melhor contração dos músculos que atuarão para realizar os movimentos do salto vertical.

2. Nesta fase de preparação, certifique-se de que você esteja empurrando os glúteos para trás (semelhante ao que você faria quando fosse executar um agachamento). Isto permitirá a utilização máxima dos músculos glúteos e isquiotibiais, o que permitirá o salto mais eficiente.

3. Os pés devem estar colocados na largura dos ombros.

4. Os braços devem trabalhar simultaneamente tanto na fase de subida quanto na de descida.

5. Ao tocar no banco, deve-se sempre realizar a extensão dos joelhos e quadris completando o movimento. Não complementar a extensão dos quadris e joelhos potencializa o aumento da pressão entre o fêmur e a patela.

Recomendações para evitar erros:

1. Um dos principais erros dos praticantes é a pouca ênfase nos músculos do quadril.

2. Os joelhos devem permanecer alinhados, negando os desvios de joelho valgo ou varo.