*Por Cristiane Macedo e colaboração de Gabriel Alvarenga, nutricionistas consultores Bodytech

Quem nunca sofreu com estresse que atire a primeira pedra! Por mais que estejamos na era da tecnologia, em que tudo é mais acessível e fácil de resolver, encontramos cada vez mais pessoas estressadas. São noites mal dormidas, má alimentação, problemas familiares e/ou no trabalho, rotina, trânsito, a crise atual do país, entre outras questões, que acabam deixando as pessoas mais infelizes, ansiosas e, com isso, com menos paciência.

O estresse dispara mudanças no organismo e aumenta a probabilidade de ficar doente. Ele também piora problemas de saúde já existentes. Veja algumas consequências que o estresse pode causar à saúde:
*Ganho de peso;
* Alteração do sono;
* Aumento da perda de massa muscular;
* Queda de testosterona e GH;
* Irritabilidade;
* Síndrome do intestino irritável;
* Problemas de pele;
* Menor apetite sexual;
* Depressão.

Saiba quais alimentos que irão lhe ajudar a combater o estresse:
* Peixes e frutos do mar são importantíssimos, pois contêm zinco e selênio, nutrientes que agem diretamente no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade, além do ômega 3, que é anti-inflamatório.
* Chás como melissa, camomila ou valeriana auxiliam no sono reparador.
* Banana, castanhas do Pará, castanha do caju, amêndoas e leguminosas como feijão e ervilha são alimentos que auxiliam no combate ao estresse por apresentarem bons níveis de triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina.
* Alface tem poderoso efeito calmante, ajudando a evitar também a insônia em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos.
* Frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, acerola, goiaba e caju, são muito benéficas contra o estresse.
* Pimentas: substância presente nelas, a capsaicina confere ao indivíduo uma sensação de bem-estar, pois promove um relaxamento das artérias e facilita o fluxo sanguíneo.
* Chocolate amargo: flavonoides contidos nele reduzem a fadiga crônica (cansaço generalizado), pois ajudam o cérebro a produzir a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Procure sempre um profissional da área para lhe ajudar antes de incluir alguns alimentos no seu dia a dia.