*Por Alessandra Luglio, nutricionista convidada pela Greenpeople

Os superfoods, ou superalimentos, são alimentos que proporcionam mais benefícios para saúde e desempenham outras funções no nosso organismo além da nutrição.

Eles são ricos em compostos bioativos e micronutrientes que exercem ação antioxidante, evitando o envelhecimento celular precoce, atuando na saúde do coração e auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer, entre outras funções.

Conheça alguns superfoods, seus benefícios e aprenda como incluí-los na dieta:

Farinha de casca de uva

A uva é amplamente conhecida por sua propriedade antioxidante, proveniente do resveratrol, que também faz bem ao sistema cardiovascular. Essa substância tão importante para a nossa saúde está presente principalmente na casca da uva, sendo assim, ao usarmos a farinha de casca de uva, temos uma grande concentração de resveratrol e, consequentemente, maior ação cardioprotetora e antioxidante. Outros benefícios são sua elevada quantidade de fibras, o auxílio na prevenção de alguns tipos de câncer, a ação anti-inflamatória e a regulação da pressão arterial. Ela pode ser batida com sucos, água de coco, vitaminas ou incorporada a massas de bolos, tortas e panquecas.

Spirulina

É um tipo de alga, extremamente nutritiva e rica em proteínas e ômega 3. Possui ação antioxidante, atuando na saúde cardiovascular, na prevenção de alguns tipos de câncer e no fortalecimento do sistema imunológico. Ideal para ser batida com suco verde.

Cúrcuma

Especiaria indiana e rica em antioxidantes, a curcumina possui ação anti-inflamatória, sendo um ótimo auxílio no tratamento de doenças como artrites e tendinites. Ela também ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo e prevenir alguns tipos de câncer. Ela pode ser usada como condimento para temperar preparações em geral ou batida com sucos, combinada especialmente com manga e laranja.

Pólen

Alimento de alto valor biológico, o polén é rico em minerais, vitaminas e antioxidantes. Sua principal função é fortalecer o sistema imunológico e pode ser adicionado a sucos, vitaminas, chás ou mesmo polvilhado em frutas.

Maca peruana

A raiz nativa dos Andes Peruanos é fonte de fibras, vitamina C e ferro. Alimento rico em antioxidantes, auxilia na melhora da performance esportiva, aumentando a resistência física em atividades extenuantes. Isso porque a raiz proporciona vasodilatação e ainda atua na recuperação. Ideal para ser consumida na refeição pré-treino, batida com sucos, água de coco ou vitaminas.

Açaí em pó

O açaí é uma fruta nativa da Amazônia e de elevado valor nutricional. Possui uma alta concentração de fitoquímicos, especialmente antocianina e proantocianidina, que desempenham ação antioxidante, atuando no sistema cardiovascular e contribuindo para a performance física. Além disso, é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e no controle dos níveis de colesterol sanguíneo. É excelente para o pré-treino, batido com sucos ou água de coco.