*Por Jessica Leite, nutricionista consultora Bodytech (Norte Shopping – Rio de Janeiro)

Quando se fala em dieta líquida, o primeiro pensamento que vem a mente é: acelerar o emagrecimento. De fato a pessoa irá emagrecer, pois a dieta líquida geralmente se baseia em água, sucos da fruta, smoothies, shakes, sopas, caldos, gelatinas, chás

Porém, os nutricionistas indicam uma dieta assim para quem vai ser submetido a exames em que o trato intestinal deve estar livre de quaisquer resíduos de alimentos –e mesmo assim é só por apenas alguns dias.

Outra situação é após períodos de excessos na alimentação, como nas festas de fim de ano. Podemos fazer uma dieta líquida para desintoxicar o corpo, porém não por mais de dois dias.

Ter como base alimentar esta dieta não é recomendado, pois ela não possui as quantidades necessárias de calorias e nutrientes.

Precisamos mastigar os alimentos, temos um organismo programado para a digestão deles, que vai dos dentes ao intestino.

VANTAGENS:
– Após uma cirurgia, dietas líquidas são úteis, que podem ser seguidas por uma transição gradual até alimentos pastosos e depois sólidos. Isso se faz para evitar, por exemplo, os riscos de aspiração e/ou asfixia;
– Esta dieta nos fornece sais minerais essenciais, como o potássio e o sódio, pela hidratação adequada.
– A dieta líquida mantém setores do organismo, como o estômago e o intestino, limpos, livres de qualquer resíduo ou toxina, melhorando a pele e o sistema digestivo e agindo de forma desintoxicante.

DESVANTAGENS:
– Pela lógica, a dieta proporciona a perda de peso, mas pode causar tonturas, dores de cabeça, acne, irritabilidade, fraqueza e sonolência. Lembrando também que grande parte da perda de peso é perda de líquido, e não de gordura.
– A restrição calórica por muito tempo gera uma compulsão por alimentos sólidos e desacelera o metabolismo, dificultando, assim, a perda de peso.
– Há um déficit de nutrientes e energia, causando desequilíbrio hormonal, desnutrição por uma possível diarreia e consequentemente doenças.

Lembre-se sempre: o recomendado é passar por uma avaliação do seu nutricionista antes de fazer qualquer dieta para perder peso, pois ele irá te ajudar nas quantidades e na indicação dos alimentos certos.