*Por Thiago Ferreira, Treinador Master
Também conhecidas como pés de pato, as nadadeiras são acessórios controversos na natação, e seu uso suscita perguntas como: quando usá-las? Para que servem? O uso excessivo pode machucar?
É importante ressaltar que existem diversos tipos de nadadeiras, inclusive para os diferentes estilos da natação, e que elas podem proporcionar muitas vantagens.
Conheça quatro delas:
1) Melhora na flexibilidade dos tornozelos
Um dos principais fatores para gerarmos propulsão nos movimentos de perna na natação é a dorso-flexão dos tornozelos. É comum observarmos praticantes de natação que não têm uma boa propulsão de pernas por limitação da flexibilidade dos tornozelos. Nesses casos, por ter uma maior superfície de contato, a nadadeira pode ajudar a aumentar a flexibilidade, o que gera maior resistência e pressão no dorso dos pés, melhorando o movimento da pernada.
2) Aumento da força das pernas
Como a superfície de contato dos pés aumenta com o uso das nadadeiras, temos, como consequência, um maior esforço do praticante para movimentar as pernas. Isso gera uma tensão maior na musculatura das pernas, favorecendo o ganho de força nessa musculatura e tornando o movimento da pernada mais forte. Quanto maior a nadadeira, maior a resistência oferecida e mais difícil será para o praticante. Por isso, é importante salientar que o movimento de pernada deve ser executado corretamente para que o desenvolvimento global da pernada seja efetivo e não ocorram lesões.
3) Melhora da aptidão física
O trabalho de pernas na natação é muito importante, pois nessa região se concentra a maior quantidade de massa muscular do nosso corpo. Portanto, um trabalho isolado das pernas permite um impacto na aptidão física muito positivo. Com o uso das nadadeiras podemos potencializar esse impacto, o que favorece o aumento do nosso condicionamento através da melhora do sistema cardiovascular.
4) Auxilia na posição do corpo durante o nado
A pernada na natação tem como uma das funções aumentar a sustentação do corpo, ou seja, uma boa execução da pernada mantém o corpo mais próximo da superfície da água, diminuindo a resistência e facilitando a propulsão do corpo como um todo. Podemos utilizar exercícios alternando ora com a nadadeira, ora sem a nadadeira para que possamos repetir os movimentos facilitados com e sem esse material. Tal aspecto torna a nadadeira uma ferramenta poderosa para a correção do corpo na água.
Vale lembrar também sobre dois pontos de desvantagem:
1) O uso indiscriminado e exagerado da nadadeira pode causar uma “dependência” do nadador. Ou seja, a pessoa só nada com a nadadeira e quer fazer tudo com ela.
2) O uso exagerado pode causar lesões musculoesqueléticas, principalmente nos joelhos e tornozelos, o que pode levar à interrupção da atividade.
Nossa dica: Tome cuidado com o tipo do material e o tamanho da nadadeira. Quanto maior a força, mais técnica é necessária para utilizar. O ideal é sempre perguntar para seu professor qual melhor nadadeira comprar. Ele saberá o melhor tipo para seu objetivo e perfil.