Saiba o que significa ter diabetes

//Saiba o que significa ter diabetes

Saiba o que significa ter diabetes

De acordo com Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros diabéticos aumentou em 61,8%. A diabetes é uma doença crônica que exige cuidados por toda a vida. Na prática, ela afeta o modo como o corpo usa o açúcar dos alimentos. Em geral, o alimento é quebrado em glicose, uma forma de açúcar, que então passa para a corrente sanguínea, onde é usada pelas células para várias funções como crescimento e energia. Para a glicose atingir as células, entretanto, é necessário haver insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.

A diabetes ocorre quando a insulina não consegue exercer a sua função. Na diabetes tipo 1, o organismo produz anticorpos contra o pâncreas que para de produzir insulina. Já nos pacientes com diabetes 2, existem dois problemas: resistência à ação da insulina, quando as células respondem cada vez menos a esse hormônio, e ao longo do tempo, também pode ocorrer produção deficiente de insulina pelo pâncreas.

Nos dois tipos de diabetes o resultado é o mesmo: a glicose se acumula no sangue sem cumprir seu papel de fonte principal de energia do corpo e esse acúmulo gera consequências em vários órgãos.
A diabetes é a principal causa de insuficiência renal, amputações de membros e cegueira precoce em adultos. Pessoas com diabetes também têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Porém, se a pessoa tem acompanhamento médico regular, segue as instruções do profissional de saúde e se compromete com as mudanças, pode sim ser feliz e encontrar um equilíbrio mesmo após o diagnóstico de diabetes.

Por |2019-07-01T15:11:31-03:0001/07/2019|