Quantos copos de água você já bebeu hoje? Com a correria do dia a dia, é muito comum passarmos horas sem colocar uma gota d’água na boca. Esse mau hábito é péssimo para nossa saúde e bem-estar em geral. A desidratação afeta o aprendizado e a concentração e ainda pode causar dor de cabeça, fadiga, fraqueza muscular, tontura, sonolência e desequilíbrio da temperatura corporal. Quando persistente, gera infecção de urina, pedra nos rins e constipação intestinal.
Listei algumas dicas básicas para ajudar você a abandonar esse costume de não cuidar da sua hidratação de vez.
Sentir sede é o primeiro sintoma de desidratação.
Vale também observar a cor da urina. Se ela estiver muito escura, pode ser um sinal de que seu corpo precisa de mais água.
A quantidade ideal de água a ser ingerida vai depender do clima (no caso, no verão a necessidade aumenta), metabolismo, peso e nível de atividade física. Em média, a necessidade hídrica varia de 30-40ml/kg de peso/dia
Alface, pepino, tomate, melancia, melão, morango, rabanete, cenoura e abacaxi são exemplos de alimentos ricos em água
Além da água pura, água de coco, sucos e chás também contribuem para hidratação do organismo.
Cuidado com o excesso de chás diuréticos, pois eles podem desidratar, já que estimulam a eliminação de água pelo organismo.
No verão, podemos ainda fazer picolés de frutas com água de coco, drinks sem álcool com limão, água com gás, hortelã e gelos de abacaxi. O importante é brincar com a mistura de sucos e chás gelados.