Exagerou nos drinks e nos pratos gordurosos? Fim de semana e feriado é assim mesmo. São encontros de amigos, festinhas de criança e a cervejinha pós-horário de trabalho que nos fazem passar dos limites e ficar com aquela sensação ruim de ressaca. Quando isso acontece, o corpo sente e é no dia seguinte que a falta de disposição, dores, enjoo e azia surgem com força. Para evitar esse desconforto, a nutricionista Luana Rocha Mercadante conversou com a gente e tem algumas dicas maravilhosas para desintoxicar e diminuir os estragos!
O que acontece no nosso corpo
Antes de saber o que você pode fazer para amenizar as consequências do estrago, Luana explica o que se passa dentro do nosso corpo enquanto a gente equilibra os copos de drinks e os quitutes. O álcool gera 7 calorias por grama e, além disso, dificulta o ganho de massa muscular e ativa a produção de gordura. Ou seja, o oposto de tudo que queremos. Já os docinhos, petiscos e salgados geram muita energia, e se ela não for gasta, vai ser armazenada no corpo em formato de gordura.
Dicas para segurar a onda nos eventos
Partindo do pressuposto que vamos passar dos limites, a nutricionista recomenda não chegar na festa com fome. A boa é fazer uma refeição antes em casa bem leve. Evite ficar perto da mesa de pratos, assim você diminui a chance de ficar beliscando toda hora a ponto de perder a noção do quanto já comeu. Fazer uma boa refeição em algum momento vai ser melhor! Em relação à bebida, o conselho da Luana Rocha é intercalar os drinks com copos de água, isso vai te manter hidratado e ao mesmo tempo vai diminuir o consumo de bebida.
E depois que o estrago já foi feito?
Beba muita água! Para recuperar, desintoxicar e desinchar, sempre água. Alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas, verdura, água de coco vão ajudar bastante também. No dia seguinte, fazer alguma atividade física, mesmo que leve, também é importante para acelerar o processo de desintoxicação.
Confira receita de suco verde que vai te ajudar no dia seguinte:
Ingredientes
8 a 10 talos de aipo
2 xícaras de folha de espinafre
1 colher de chá de gengibre picado
1 maçã verde
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador com pouca água.
Leia também:
Vale a pena trocar o pão pela tapioca?
Qual engorda mais: álcool ou doce?