*Por Eduardo Netto, diretor-técnico Bodytech

Embora os detalhes sobre o acidente e a consequente morte do executivo Dave Goldberg enquanto se exercitava na esteira há alguns dias não tenham sido divulgados, muitas especulações têm ocorrido em torno deste equipamento tão utlizado nas academias. E, para minha surpresa, até mesmo questionamentos sobre a segurança da atividade têm sido levantados.

Informações preliminares apontam para o fato de que o executivo tenha escorregado, o que teria ocasionado um traumatismo craniano. Apesar dessas notícias de acidentes fatais com esteiras dominarem as manchetes, estudos estatísticos realizados pela Consumer Product Safety Commission (agência americana que testa os riscos de lesão ou morte com o uso de milhares de produtos) reportam apenas 30 casos relacionados ao uso da esteira entre 2003 e 2012 no EUA (as últimas estatísticas não estão disponíveis). Portanto, três casos por ano. Estima-se que cerca de 50 milhões de americanos sejam usuários de esteiras em academias ou nas suas residências. E que 66% das lesões ocorridas foram em residências.

Fato é que você terá sempre a supervisão dos professores em nossas academias Bodytech, mas, mesmo assim, a recomendação de cuidado e cautela se faz necessária.

O objetivo deste texto, portanto, é dar algumas dicas práticas que ajudarão a limitar o risco de acidentes:

AJUSTES PRÉVIOS (antes de começar o treino, faça esta pequena checklist):
– Tenha em mãos a garrafinha de água cheia;
– Verifique o cadarço do seu tênis;
– Prepare sua playlist;
– Ajuste o som e o canal da TV.

REDUZA SUAS DISTRAÇÕES
Não perca o foco no seu exercício, principalmente se estiver conversando com alguém ou mexendo no seu smartphone. Evite responder e-mails, mensagens de texto e fazer chamadas telefônicas. Deixe isso para mais tarde. Lembre-se: esse tempo é seu.

MANTENHA DISTÂNCIA DO CONSOLE
Você deve ficar entre 15cm e 20cm de distância do painel de console. Dessa forma, você evitará possíveis esbarrões nos botões de velocidade e na tecla de emergência. Fique sempre no centro da lona e evite mudanças na distância entre seu corpo e o painel.

REALIZAÇÃO DE AJUSTES
Mantenha sua cabeça erguida e seus olhos para frente. É bastante comum os praticantes de esteira tenderem a olhar para seus pés, o que pode afetar o equilíbrio e causar uma queda. Caso a velocidade esteja inadequada, coloque seus pés sobre os trilhos laterais e ajuste a velocidade. Para isso, é importante consultar um de nossos profissionais para aprender a sair e entrar na esteira quando ela estiver ligada. Isso deve ser feito antes de iniciar o seu treinamento. A partir daí, este cuidado deverá ser tomado em eventuais necessidades de ajustes, seja do centro de mídia seja do treino.

INICIANTES
Caso seja iniciante, não hesite em solicitar orientação de nossos profissionais, tirando suas dúvidas quanto à utilização e aos recursos dos nossos equipamentos.