*Por Patricia Boccia para a revista “BT Experience”

Sabia que existem alimentos que podem ajudar a acelerar o metabolismo? Conheça alguns deles:

PIMENTA VERMELHA: Possui capsaicina, substância com propriedades antioxidantes e termogênicas. Além disso, possui vitaminas A, C e E e flavonoides, componentes importantes para neutralizar a ação de radicais livres.

MOSTARDA: É rica em vitaminas do complexo B, como folatos, niacina, tiamina, riboflavina. Além de acelerar o metabolismo, é uma excelente ajuda contra a prisão de ventre.

GENGIBRE: Queima gordura devido ao sabor picante dos compostos gingerol e shogaol. É utilizado também para alívio de dores de cabeça e problemas digestivos. O gengibre pode ser mascado cru e misturado a chás ou sucos.

VINAGRE DE MAÇÃ: O ácido acético, seu principal componente, turbina a digestão e o transporte dos nutrientes para virar energia. Ingira 1½ colher (sobremesa) do vinagre de maçã dissolvido em 200 ml de água, duas vezes ao dia.

COUVE: Rica em vitaminas e minerais, desintoxica o organismo e melhora a digestão. Devido a seu alto teor de fibras, combate a prisão de ventre e faz o corpo trabalhar velozmente.

BRÓCOLIS: Tem bioflavonoides e outros antioxidantes que previnem o envelhecimento. Alguns elementos presentes no brócolis também ajudam os hormônios a funcionar em harmonia.

CAFÉ: É considerado um alimento termogênico devido à presença de cafeína. Essa é a razão pela qual tomar uma xícara de café logo de manhã nos dá a energia para começar o dia.

ABACAXI: Rico em fibras e vitaminas C, B1, B6, ferro e magnésio. Contém celulose, ingrediente indispensável para o intestino. Além de bromelina, substância que facilita a digestão.

CACAU: Tem propriedades estimulantes devido a seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dos dois faz bem ao coração e à circulação.

UVA: Além de ajudar na digestão das gorduras, possui vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. Principalmente as uvas escuras, que são antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres.

CHÁ VERDE: Contém dois elementos químicos importantes, os chamados polifenóis catequinas e a cafeína. Ambos são muito conhecidos por interferir na termogênese.

CANELA: Melhora o sistema imunológico e também acelera o metabolismo. Coloque uma pitada de canela no café, chá ou em frutas.

SARDINHA: Rica em Ômega 3, aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias e previne doenças cardiovasculares.

VOCÊ É SLOW MOTION OU TIME-SLAP?

O corpo sinaliza a qualidade do gasto energético. “Pessoas com metabolismo lento costumam ter dificuldade para digerir os alimentos, que se transformam em gordura, principalmente na região abdominal”, explica a endocrinologista Roberta Barros Zanelli. Responda ao teste a seguir e confira outros sinais. Se anotar pelo menos três características nos respectivos blocos abaixo, já dá para saber como é o seu metabolismo.

LENTO DEMAIS…

– Barriga inchada: tudo o que come parece ir direto para a direção da barriga. Sente aquele peso no abdômen que custa a aliviar. A sensação de corpo estufado vem acompanhada de grande produção de gases.
– Intestino preguiçoso: não consegue ir ao banheiro sem ter que fazer muita força e com intervalo superior a dois dias sem evacuar.
– Má digestão: mesmo que você consuma alimentos leves, sente-se constantemente empanturrado.
– Ganho de peso: não importa o esforço que faça na dieta, vive ganhando uns quilinhos extras.

ACELERADO…

– Percepção de calor e frio alterada: o dia está quente e você sente frio; o dia está frio e bate aquele calorão inesperado.
– Insônia: dorme, acorda e demora horas para voltar a pegar no sono. Acorda cansado.
– Perda de peso: não faz dieta, até abusa das calorias, mas vê o ponteiro da balança sempre despencando. Custa a manter o tônus muscular.
– Irritação: uma bomba-relógio, prestes a perder a paciência em qualquer situação.
– Taquicardia: sente o coração disparar nas horas mais impróprias e até quando se deita para dormir.