*Por Rafael Duarte (texto e foto)
Carioca que é carioca tem orgulho das belezas naturais da cidade – que vão muito além das praias. Agora, você sabia que até 2016 já deverá estar implementada aqui no Rio de Janeiro uma trilha de cerca de 180km de extensão, que liga a Barra de Guaratiba ao Morro da Urca?
Estou falando da Transcarioca, a maior trilha urbana do Brasil. Quando se deparar com alguma pegada amarela, basta seguir na direção que ela aponta. É incrível pensar que teremos à nossa disposição um caminho sinalizado onde poderemos praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas, trekking, corridas e mountain bike (nos trechos onde a prática será permitida).
A Trilha Transcarioca foi originalmente idealizada pelo carioca Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro “Transcarioca: todos os passos de um sonho” (2000). Há mais de uma década ele sonha com a implementação no Rio de uma trilha de longo curso como esta, como outras tantas existentes no mundo e frequentadas em massa e de forma sustentável, entre elas, a Appalachian Trail (EUA), a Huella Andina (Argentina), a Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e a Te Araroa Trail (Nova Zelândia).
A boa nova é que grande parte deste sonho já virou realidade. Com o relevo da cidade, percorrer as trilhas do Rio significará não apenas uma oportunidade de conhecer a cidade e conectar-se de forma mais intensa seu patrimônio natural, mas também se desafiar em trechos íngremes e ser recompensado com belas, exclusivas e arrebatadoras paisagens.
O Mosaico Carioca e a Conservação Internacional, instituições que estão à frente deste processo, prevêem que o projeto irá resultar em melhorias na gestão das áreas protegidas por onde passa, além de gerar emprego e renda para várias comunidades e incentivar um desenvolvimento sustentável.
Ela deverá servir também como modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica e ferramenta de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta de montanha.
Em setembro deste ano já houve um grande mutirão que sinalizou com as pegadas amarelas a maior parte do traçado com o reforço de mais de 800 voluntários.
Agora é torcer para que em 2015 o projeto se desenvolva e esteja pronto em 2016, conforme a previsão.
Enquanto isso, já dá para começar a explorar os trechos prontos neste verão. Não se esqueça de preservar as regras dos parques e de cuidar do destino de seu próprio lixo. Bons treinos!
Informações: www.facebook.com/TrilhaTranscarioca
Rafael Duarte e Jaime Portas Vilaseca fazem parte da equipe de expedições Miramundos.